Buscar

União estável.

Para se fazer uma união estável com uma segunda pessoa, é obrigatótio a dissolução da primeira união estável, ou a segunda anula a primeira ?? Tenho está duvida porque um amigo que tinha uma união estável reconhecida em cartório separou-se da primeira esposa e fez uma segunda união estável em cartório com uma segunda esposa...... qual destas é valida ??

💡 2 Respostas

User badge image

Elisi Salvatore

é obrigatorio a dissoluçao da primeira união estável!

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A união estável se caracteriza pela existência de uma situação de fato, de uma relação afetiva entre duas pessoas que possuem intenção de constituição de família. Essa situação pode ser tornada formal com a lavratura de declaração no Cartório de Tabelionato de Notas. Ainda assim, basta que aconteça a separação de fato para que esse vínculo seja extinto. Entretanto, caso haja interesse em constituir nova união estável ou adquirir bens, após eventual separação, o ideal é solicitar a revogação da primeira escritura declaratória de união estável junto ao cartório e, sendo o caso, providenciar a lavratura da segunda escritura declaratória. Desta forma, impede-se que haja margem para futura contestação judicial por parte do(a) ex-companheiro(a).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais