Buscar

diferença entre analise vertical e analise horizontal

💡 3 Respostas

User badge image

Thayla Patricia

A análise vertical mostra a importância relativa de cada conta dentro da demonstração e, através da comparação com padrões do ramo de atuação ou com as relações da própria empresa em anos anteriores, permite inferir se há itens fora das proporções usuais.

Mostra, por exemplo, qual a composição dos recursos tomados pela empresa, qual a participação de capital próprio e de terceiros, qual a distribuição destes a curto e a longo prazo, qual a proporção dos recursos totais que está alocada ao ativo circulante, ao ativo permanente, etc. A comparação com seus correspondentes do ramo de atividade da empresa permite verificar a tipicidade dessas alocações.

A análise horizontal relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de exercícios anteriores. Mede, então, evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios, permitindo uma idéia da tendência futura, considerando-se entretanto que a análise horizontal é afetada pela inflação. É necessário transformar todos os valores em valores presentes de uma mesma data, através da utilização de um índice de atualização do poder aquisitivo da moeda. A aplicação desse método permite determinar a evolução real das contas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A principal diferença aqui tem a ver com o prazo que cada método de análise examina. Uma análise horizontal normalmente analisa vários anos. Por outro lado, uma análise vertical analisa apenas um ano.

Uma análise horizontal compara as informações financeiras de uma empresa com os mesmos tipos de receita financeira da mesma empresa em um ou mais anos anteriores. Por exemplo, você pode examinar o inventário da empresa e determinar a porcentagem de alteração para seu inventário nos últimos três anos.

Por outro lado, uma análise vertical é mais um instantâneo. Ele mostra todas as informações financeiras da empresa para um ano específico. Cada item da declaração geralmente expressa uma porcentagem de alguma estatística específica. Em outras palavras, você pode expressar tudo como uma porcentagem do total de ativos da empresa. Essa forma de análise permite que uma empresa se compare facilmente a outras empresas do setor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais