Buscar

Qual a diferença entre senso comum e ciência?

.

💡 11 Respostas

User badge image

Ivo Tabajara de Souza Paiva

Bem resumido é:

Senso comum= Sabedoria popular. Através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano, como costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.

Ciência= Busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e comprovações.

26
Dislike0
User badge image

Thais Campanate

Olá Vanessa, 

O senso comum é aquele conhecimento vulgar, que não possui nenhum método de estudo ou conhecimento, uma vez que ele não vem de nenhum plano prévio, apenas surge espontaneamente no cotidiano.

Uma definição pronta é a seguinte: "O conhecimento do senso comum é produzido no meio social através da vivência histórica. Caracteriza-se pela ausência de método; é um conhecimento direcionado para a prática e que adquire valor de verdade no interior do meio social em que se encontra. Está intrinsecamente ligado ao sistema de crenças do meio social e cultural do sujeito.

Já a ciência possui um conhecimento metódico, que procura ser objetiva e não se basear no meio em que está inserida. A ciência é um saber sistemático na medida em que constitui um conjunto organizado de conhecimentos, havendo da parte dos cientistas um esforço para que as diversas teorias se articulem entre si e sejam coerentes.

Espero ter ajudado =)

19
Dislike1
User badge image

Luiz Felipe Gabriel

Senso comum seria o conhecimento popular "bruto" que você obtém não através de métodos experimentais, mas através do seu convívio social diário. Como exemplo têm-se o famoso saber que manga e leite faz mal.

Já a ciência seria a busca da verdade através de métodos experimentais, estes denominados método científico, que são uma série de etapas realizadas perante um questionamento para buscar a verdade. Entre essas etapas estão a Observação, Questionamento, Experimentação.

7
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais