Buscar

como diferenciar uma reação espontânea de uma não espontânea?

💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Monteiro

 Reação espontanea é aquela que ocorre naturalmente, sem que seja necessário fornecer energia, independente do tempo necessário para que ela termine. 
Reação instantanea é aquela que ocorre muito rapidamente, como uma reação explosiva, necessitando ou não do fornecimento de energia pra iniciar a reação.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Diferenciamos uma reação espontânea de uma não espontânea olhando para a diferença de potencial da reação (\(\Delta H\)).

Se:

\(∆E_0 > 0: a \:\:\:\ reação\:\:\:\ no\:\:\:\ sentido\:\:\:\ indicado\:\:\:\ é\:\:\:\ espontânea \\ ∆E_0 < 0: a\:\:\:\ reação \:\:\:\ no \:\:\:\ sentido\:\:\:\ indicado\:\:\:\ não \:é \:\:\:\ espontânea \\ ∆E_0 = 0: a\:\:\:\ reação\:\:\:\ está \:\:\:\ em \:\:\:\ equilíbrio\)

Em pilhas, quando a  reação é não espontânea, ela não funcionará.

É importante ressaltar que existem muitas reações que, embora sejam espontâneas, não ocorrem rapidamente ( exemplo oxigênio e hidrogênio tendem a produzir água, mas sem a ativação necessária, não é possível que ocorra)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais