Buscar

o que é cromatina ?

💡 3 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

A cromatina é formada por inúmeros fios, compostos por DNA e proteínas chamadas histonas. Esses fios quando condensados( espiralizados) durante a divisão celular chamamos de cromossomos. Ou seja, a cromatina é DNA+ histonas não condensado sendo fino e longo. E o cromossomo é curto e grosso.
3
Dislike0
User badge image

Patricia Gama

De forma genérica podemos dizer que, cromatina é o cromossomo não condensado (momento - interfase). Onde as moléculas de DNA encontram-se associadas as histonas (principal proteína da cromatina) em fios longos e finos. Podemos chegar a conclusão que o que diferencia cromatina e cromossomo é o momento (interfase ou divisão celular).

  

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A cromatina (do grego chromatos, cor) é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína. Esses fios são os cromossomos.

Quando se observam núcleos corados ao microscópio óptico, nota-se que certas regiões da cromatina se coram mais intensamente do que outras. Os antigos citologistas já haviam observados esse fato e imaginado, acertadamente, que as regiões mais coradas correspondiam a porções dos cromossomos mais enroladas, ou mais condensadas, do que outras.

Para assinalar diferenças entre os tipos de cromatina, foi criado o termo heterocromatina (do grego heteros, diferente), que se refere à cromatina mais densamente enrolada. O restante do material cromossômico, de consistência mais frouxa, foi denominado eucromatina (do grego eu, verdadeiro).

Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo2.php. Acesso em 04 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais