Buscar

O que é eritroblastose fetal. Quando ela ocorre? Como evitar?

💡 2 Respostas

User badge image

Josy Pontes

eritroblastose fetal, também denominada doença de Rhesus, doença hemolítica por incompatibilidade Rh ou doença hemolítica do recém-nascido, surge quando uma mãe Rh- que já tenha gestado um filho Rh+ (ou que já tenha entrado em contato com sangue Rh+, durante uma transfusão sanguínea inadequada) dá à luz uma criança com sangue Rh+.

Após o primeiro parto, ou da acidental transfusão, o sangue da mãe entra em contato com o sangue do concepto e produz anticorpos contra os antígenos existentes nas hemácias caracterizadas pelo Rh+. Posteriormente a segunda gestação, esses anticorpos podem transpor a placenta e causar hemólise do sangue do segundo filho. Esta reação nem sempre acontece e é menos comum quando o feto apresentar antígenos A ou B e a mãe não os possuir.

Normalmente, não são encontrados na corrente sanguínea os anticorpos anti-Rh, sendo produzidos apenas em situações específicas, como as descritas acima, por indivíduos Rh-. Pessoas Rh+ nunca produzirão anticorpos anti-Rh, pois caso isso ocorresse, provocariam a destruição de suas próprias células...

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido é uma doença que ocorre pela incompatibilidade sanguínea do Fator Rh materno e do bebê: mulheres Rh- gerando filhos Rh+. Ela pode causar a morte do bebê durante a gestação ou depois do nascimento.

Ela ocorre durante a gravidez da mulher :durante a gestação e no momento do parto, os anticorpos anti-Rh presentes no sangue da mãe, atravessam a placenta e promovem a aglutinação das hemácias do feto.Isso porque o Rh+ do bebê é visto com um "agente estranho" no organismo materno.

Para evitar a doença, a mãe deve tomar um soro contendo anti-Rh para destruir as hemácias do filho que entraram em seu organismo.

Portanto, a eritroblastose fetal  é uma doença que ocorre pela incompatibilidade sanguínea do Fator Rh materno e do bebê. Ocorre durante a gravidez e para evitar a doença, a mãe deve tomar um soro contendo anti-Rh.

 

Fonte:https://www.todamateria.com.br/eritroblastose-fetal/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais