Buscar

Domicilio profissional

Quais são as implicações positivas e negativas para funcionários que recebem encomendas/correspondências particulares nas depencências da empresa? 

💡 1 Resposta

User badge image

leandro pereira

Diferença entre residência e domicílio: há o ânimo, o elemento anímico e subjetivo diferenciador. O centro da vida jurídica e social da pessoa física é onde estabelece, para ela, o seu domicílio.
Art. 70 do CC - O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência (centro de sua vida jurídica e social) com ânimo definitivo.
PLURALIDADE DE DOMICÍLIOAdmite-se a pluralidade, tanto de residências, quanto de domicílios, segundo a inteligência do artigo 71 do Código Civil:
Art. 71 do CC - Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências (também domicílios), onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas.
DOMICÍLIO PROFISSIONALNa vereda do art. 83 do Código de Portugal, o art. 72 do CC, consagrou o “DOMICÍLIO PROFISSIONAL”. Trata-se de uma forma especial de domicílio, restrita a aspectos da relação profissional.
Art. 72 do CC - É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão (domicílio limitado, especialmente para este fim da relação profissional), o lugar onde esta é exercida.
Parágrafo único. Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.
Este domicílio profissional não é um domicílio geral. É apenas específico para as questões da profissão do indivíduo. O Código Civil foi até mesmo inspirado pelas regras trabalhistas, que delimitam que o local competente para discutir-se qualquer litígio trabalhista será o do juízo do local onde o trabalhador realiza suas atividades.
DOMICÍLIO APARENTE OU OCASIONALHENRI DE PAGE desenvolveu a doutrina do domicílio aparente ou ocasional. Esta teoria utiliza-se da aplicação da TEORIA DA APARÊNCIA, uma ficção jurídica.
Aplica-se a regra do domicílio aparente para as pessoas que não tenham domicílio certo, a exemplo dos profissionais do circo, ciganos, caixeiros-viajantes, considerando-as domiciliadas no lugar onde forem encontradas.
Art. 73 do CC - Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, o lugar onde for encontrada.
MUDANÇA DE DOMICÍLIOArt. 74, CC - Muda-se o domicílio, transferindo a residência, com a intenção manifesta(mais uma vez, a prova do “ânimo”/elemento subjetivo para a fixação de uma residência) de o mudar.
Parágrafo único. A prova da intenção resultará do que declarar a pessoa às municipalidades dos lugares, que deixa, e para onde vai, ou, se tais declarações não fizer, da própria mudança, com as circunstâncias que a acompanharem (norma imperfeita, desprovida de sanção, e incompatível com a sistemática brasileira. Nenhuma pessoa avisa a nenhuma autoridade do município sua intenção de lá fixar sua residência).
DOMICÍLIO DA PESSOA JURÍDICAPara o Código Civil não há grandes desdobramentos; o seu estudo aprofundado será dado na seara do processo civil, campo que mais tem interesse neste tópico.
Art. 75 do CC - Quanto às pessoas jurídicas, o domicílio é:
I - da União, o Distrito Federal;
II - dos Estados e Territórios, as respectivas capitais;
III - do Município, o lugar onde funcione a administração municipal;
IV - das demais pessoas jurídicas (em geral as pessoas jurídicas de direito privado), o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.
§1º Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados.
§2º Se a administração, ou diretoria, tiver a sede no estrangeiro, haver-se-á por domicílio da pessoa jurídica, no tocante às obrigações contraídas por cada uma das suas agências, o lugar do estabelecimento, sito no Brasil, a que ela corresponder.
CLASSIFICAÇÃO DO DOMICÍLIOO domicílio, em termos classificatórios, poderá ser desdobrado da seguinte maneira:
      1.   Domicílio Convencional ou VoluntárioÉ o mais comum, fixado pelo simples ato de MANIFESTAÇÃO VONTADE (elemento subjetivo caracterizador da residência) segundo autonomia privada.

Qual a natureza jurídica do ato de fixação do domicílio voluntário?Trata-se de ATO JURÍDICO EM SENTIDO ESTRITO (ver a matéria sobre teoria geral dos fatos jurídicos), já que é um ato humano, revestido de vontade e consciência de quem o pratica, embora desprovido de valor econômico (por esta razão não é um negócio jurídico).
      2.   Domicílio de Eleição ou EspecialDomicílio de eleição é aquele estipulado pelas próprias partes no contrato.
 Art. 78 do CC - Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes.
A AUTONOMIA PRIVADA não pode traduzir expressão de autoridade econômica; com isso, o exercício da autonomia negocial e da livre iniciativa suporta parâmetros constitucionais de contenção, especialmente em decorrência da função social e da boa-fé objetiva.
Por isso, existe forte entendimento no sentido de ser NULA DE PLENO DIREITO a cláusula de eleição que prejudique o aderente, especialmente o consumidor, podendo o Juiz declinar de ofício da sua competência (art. 112, parágrafo único do CPC).
Art. 112 do CPC - Argúi-se, por meio de exceção, a incompetência relativa.
Parágrafo único. A nulidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de adesão, pode ser declarada de ofício pelo juiz (inicialmente uma incompetência absoluta, como já explicada no tópico de competência do curso de processo civil), que declinará de competência para o juízo de domicílio do réu. (Incluído pela Lei nº 11.280, de 2006)
      3.   Domicílio Legal ou NecessárioO domicílio legal ou necessário possui guarida em dois artigos dentro do Código Civil:
Art. 76 do CC - Têm domicílio necessário (por força de lei) o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso.
O “marítimo” no caput mencionado é o marinheiro da Marinha Mercante, que trabalha junto à iniciativa privada, não é aquele que participa das Forças Armadas, da Marinha (que também possui domicílio legal, como é designado no parágrafo abaixo).
Parágrafo único. O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença (não se refere ao preso que está enclausurado provisoriamente, mas sim o preso decorrente de sentença).
Sobre o domicílio do menor, a súmula 383 do STJ estabelece que “a competência para processar e julgar as ações conexas do interesse do menor é, em princípio, o foro do domicilio do detentor da sua guarda”.
Súmula 383 do STJ - A competência para processar e julgar as ações conexas de interesse de menor é, em princípio, do foro do domicílio do detentor de sua guarda.
É domicílio do Funcionário Público o lugar onde exerça permanentemente suas funções, PARA TODOS OS EFEITOS.
Lembra a professora MARIA HELENA DINIZ que o servidor público tem domicilio obrigatório no lugar onde exerce função permanente, e não simplesmente comissionada. Acrescenta ainda a professora que a obtenção de uma simples licença não altera o domicilio legal.
Domicílio é o lugar onde servir, sendo da Marinha ou Aeronáutica é a sede do comando que se encontrar subordinado. Do marítimo, o domicilio é onde o navio estiver matriculado.
O domicílio obrigatório do preso o do local onde cumprir a sentença.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais