Buscar

Dirigir tendo ingerido teor alcoílico é crime de perigo concreto ou abstrato ? se for abstrato significa que é inconstitucional correto ?

Dirigir tendo ingerido bebida alcolica é crime de perigo concreto ou abstrato ? se for abstrato significa que é inconstitucional correto ? o tipo não ofende o principio da ofensividade ? 

estou verdadeiramente confusa quanto a essa questao. 

Código de Trânsito Brasileiro de 1997

Art. 306. Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência: (Redação dada pela Lei n. 12.760, de 2012)

Penas – Detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

  • 1º As condutas previstas no caput serão constatadas por: (Incluído pela Lei n. 12.760, de 2012)

I – Concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar; ou (Incluído pela Lei n. 12.760, de 2012)

II – Sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora. (Incluído pela Lei n. 12.760, de 2012)

💡 2 Respostas

User badge image

weliton pinguim

entendo que e norma concreta proibitiva, uma vez estando regulamentado a proibição de ingerir bebida alcoólica e após conduzir veiculo automotivo e crime, e constitucional pois defende o direito à vida e não ofensivo, tendo em relevancia que á a vida e mais preciosa que qualqude outro princípio.
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O crime do artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro é crime de perigo abstrato, isto é, a lei presume o perigo social em virtude da ingestão de determinada quantia de bebida alcoólica. O Supremo Tribunal Federal não declarou a inconstitucionalidade do dispositivo em questão. A questão de ser perigo abstrato não quer dizer que a lei é inconstitucional, pois, no nosso ordenamento jurídico há vários crimes de perigo abstrato que não são inconstitucionais segundo o Supremo Tribunal Federal, por exemplo, o tráfico de drogas na lei 11.343 de 2006. 

O tipo em questão não ofende o princípio da ofensividade, pois, não é necessário que a conduta do agente ofenda efetivamente um bem jurídico, haja vista, que o legislador proíbe preventivamente uma conduta que possa a vir futuramente ser danosa socialmente. Isso é a periculosidade abstrata do crime, há a violação da incolumidade pública. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais