Buscar

Quando o crédito tributário estará definitivamente constituído?

💡 3 Respostas

User badge image

Mari Farias

O crédito tributário estará definitivamente constituído após o prazo de 30 dias da notificação ao contribuinte.

Quando o contribuinte é notificado pelo fisco da cobrança do imposto, poderá impugná-lo no prazo de 30 dias, a partir da data que consta na notificação (analogia prazal de lei federal, se Estados ou Municípios não tiverem estabelecido tal prazo). Aí só se configura o crédito meramente constituído pelo lançamento.

No 31º dia, não sendo pago ou impugnado a constituição do crédito, estará portanto, definitivamente constutído, abrindo para o fisco o prazo da prescrição, para que reclame o pagamento do débito pela via judicial. 

Arts. 145, I; 173, parágrafo único; 174, CTN.

Exemplo de prazo de impugnação: art. 82, II, CTN 

:)

1
Dislike0
User badge image

Luis Alberto de Paula

Boa tarde Rosivania. De uma forma direta, podemos afirmar que o artigo 142, do CTN estabelece o lançamento como ato (ou procedimento de acordo com alguns doutrinadores) que constitui o crédito tributário, "in verbis": "Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível". (sem grifo no original). Por expressa previsão legal, portanto, é possível responder que o crédito tributário está definitivamente constituído no momento do lançamento.

No entanto, vale mencionar que alguns autores sutentam a natureza mista ou dúplice para o lançamento, a exemplo do professor Eduardo Sabbag, que se posiciona no sentido de que a obrigação tributária surge com o fato gerador (consistente em verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação), que é uma situação pretérita e, após essa verificação, a autoridade administrativa constitui o crédito tributário mediante o laçamento. Contudo, isso não muda o fato de que a constituição definitiva do crédito, como dito acima, ocorre com o lançamento.

Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

"Art. 142. CTN. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional."

Apesar do artigo supracitado determinar que a constituição do crédito se dá pelo lançamento, há diferentes correntes doutrinarias sobre o momento de sua constituição definitiva:

A primeira delas é representada por Paulo de Barros Carvalho e Eurico Marcos Diniz de Santi. Tal corrente afirma que a constituição definitiva do crédito decorre com a notificação válida do lançamento, pois é neste momento que se constata a publicidade do ato administrativo. Nos tributos sujeitos ao "lançamento por homologação", a constituição definitiva ocorre com a introdução no sistema, pelo contribuinte, da norma individual e concreta constituindo o crédito tributário (entrega de DCTF, por exemplo).

A segunda corrente, que tem por representantes Hugo de Brito Machado e Sacha Calmon Navarro Coelho, entende que o crédito encontra-se definitivamente constituído quando não couber mais qualquer espécie de recurso na esfera administrativa.

A terceira corrente, que encontra seu fundamento nas lições de Zelmo Denari, estabelece que a constituição definitiva do crédito dá-se com a inscrição do débito na dívida ativa.

A primeira corrente parece a mais acertada, e é a adotada pela jurisprudência.

"TRIBUTÁRIO. PROCESSUAL. PRÉ-EXECUTIVIDADE. PRESCRIÇÃO. ARTIGO 174 DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL.

1. Não há qualquer óbice ao reconhecimento da ocorrência da prescrição intercorrente, eis que requerida pela executada em exceção de pré-executividade.

2. O débito fiscal tem origem em parcelas da Taxa de Fiscalização dos mercados de títulos e valores mobiliários vencidas entre 1º de abril de 1992 e 10 de outubro de 1994. O lançamento de ofício da dívida deu-se em 17 de dezembro de 1996 e o devedor foi notificado em 30 de dezembro de 1996.

3. dies a quo para a contagem do início do prazo prescricional é a constituição definitiva do crédito tributário, que ocorre no momento em que se dá a regular notificação do lança-mento ao sujeito passivo (Precedente: REO n. 1997.01.00.002422-6/MA, Relator Des. Fed. Cândido Ribeiro, DJU de 24/10/1997, 3ª Turma, TRF/1ª região).

4. Apelação e remessa oficial não providas.

(TRF/1ª Região, AC 2002.34.00.018035-8/DF, Relator Desembargador Federal Carlos Fernando Mathias, Oitava Turma, DJ 30/9/05, p. 121)"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais