Buscar

Qual é a diferença entre transgênia e transgênico?

💡 3 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

Apenas corrigindo o comentário da Aryana, transgênia ou o organismo transgênico não é aquele onde o material genético foi modificado (Isso é melhoramento genético). Trangenia é acrescentar genes de outras espécies em um organismo.
1
Dislike0
User badge image

Aryana Castro

Transgênia é o processo que vai ocorrer. E transgênico é quem sofreu o processo da transgênia, que é modificar o material genético de um animal/planta etc.

Modificar como? Implantando um novo gene que não faz parte da espécie, por exemplo.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Transgene se refere ao gene de um ser vivo que foi introduzido em outro por meio de técnicas de engenharia genética. Transgênico é o nome do ser vivo modificado geneticamente através dessas técnicas.


Transgênico é o termo utilizado para designar organismos que foram submetidos à técnicas de engenharia genética para inserção de uma parte do genoma de outra espécie em seu genoma.


A origem da palavra sugere esse conceito: o prefixo “trans”, originário do latim, significa “posição além de, através de, mudança” e “gênico” significa "pertencente ou relativo ao gene". Então, os transgênicos possuem mudança(s) no seu conjunto de genes, ou seja, modificação do seu genoma original. Os métodos e técnicas utilizados na engenharia genética permitem unir e combinar material genético de espécies diferentes, o que não ocorre naturalmente. No caso dos transgênicos, é inserida uma parte do DNA de uma espécie doadora em uma espécie receptora para atender a objetivos específicos. Esses objetivos baseiam-se em conferir a espécie receptora características da espécie doadora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais