Buscar

quero saber sobre Dentinogênese?

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Neves

Olá, enviei um material sobre agorinha. Dá uma olhada

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A dentinogênese é a formação de dentina por odontoblastos de origem mesenquimal localizados na periferia da polpa dentária. A dentinogênese é iniciada pela influência indutiva do órgão do esmalte envolvendo vias de sinalização molecular, como Wnt, Runx-2 e TGF-β. No dente molar, a dentinogênesecomeça no final do estágio do sino e ocorre na coroa, bem como nas regiões de raiz.


Os odontoblastos diferenciados param a divisão e se transformam em células secretoras ovais polarizadas com fibras citoplasmáticas apicais características que conectam as células à superfície da dentina. Algumas fibras alongam-se à medida que a formação da matriz continua. Predentin, a primeira matriz orgânica secretada por odontoblastos, é composta por proteoglicanos, glicoproteínas e colágenos.


Centros de cristalização posterior de hidroxiapatita formados posteriormente permitem a transformação da predentina em dentina. A dentinogênese ocorre no pré-natal e no pós-natal e, em menor escala, pode ser observada durante toda a vida, quando a dentina secundária e terciária é formada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais