Buscar

Quanto os cílios, como ocorre o processo de transdução? Qual a sua importância do ponto de vista evolutivo genético nos dias atuais?

💡 4 Respostas

User badge image

Ozório Netto

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera3.php

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

 


Ele está localizado no canal coclear sob a membrana basilar e é responsável pela recepção das ondas sonoras e com as suas células ciliadas é encarregue de transformar essas informações em energia que passa para o nervo auditivo. As células ciliadas apresentam na sua extremidade cerca de    cílios responsáveis pela transdução do sinal.


Essa transdução ocorre da seguinte forma: O movimento lateral dos cílios das células ciliadas permite a abertura dos canais iônicos que permite a entrada de potássio proveniente da endolinfa. Quando o potássio entra provoca despolarização da célula auditiva o que permite a entrada de cálcio e a consequente abertura dos canais de potássio dependentes de cálcio. Assim o potássio pode sair (para a perilinfa) e dá-se repolarização da célula. Dá-se a transmissão do sinal aos axônios sensoriais dos neurônios auditivos de segunda ordem.


A importância desses cílios, do ponto de vista evolutivo, é por conta do equilíbrio corporal que ele promoveaos vertebrados, além da percepção de sons agudos e de alta frequência, melhorando a caça e sobrevivência da espécie.

Fonte:  http://bioug.blogspot.com/2012/12/audicao-e-equilibrio-nos-vertebrados.html

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão, precisamos conhecer mais sobre o órgão de Corti, presente nos sistemas de audição e equilíbrio dos vertebrados.


Ele está localizado no canal coclear sob a membrana basilar e é responsável pela recepção das ondas sonoras e com as suas células ciliadas é encarregue de transformar essas informações em energia que passa para o nervo auditivo. As células ciliadas apresentam na sua extremidade cerca de cílios responsáveis pela transdução do sinal.


Essa transdução ocorre da seguinte forma: O movimento lateral dos cílios das células ciliadas permite a abertura dos canais iônicos que permite a entrada de potássio proveniente da endolinfa. Quando o potássio entra provoca despolarização da célula auditiva o que permite a entrada de cálcio e a consequente abertura dos canais de potássio dependentes de cálcio. Assim o potássio pode sair (para a perilinfa) e dá-se repolarização da célula. Dá-se a transmissão do sinal aos axônios sensoriais dos neurônios auditivos de segunda ordem.


A importância desses cílios, do ponto de vista evolutivo, é por conta do equilíbrio corporal que ele promoveu aos vertebrados, além da percepção de sons agudos e de alta frequência, melhorando a caça e sobrevivência da espécie.

Fonte: http://bioug.blogspot.com/2012/12/audicao-e-equilibrio-nos-vertebrados.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais