Buscar

Como ocorre a interação farmacológica entre a penicilina e a probenicida na excreção?

💡 2 Respostas

User badge image

André Victor

Probenecida é um agente uricosúrico que age diminuindo a reabsorção de ácido úrico e aumentando assim sua excreção.
INTERAÇÃO: A probenecida pode aumentar as concentrações plasmáticas e a meia vida das penicilinas. O mecanismo é a inibição competitiva pela probenecida que interfere na secreção tubular renal das penicilinas.
Esta interação é explorada buscando acentuar o efeito antibacteriano das penicilinas.
Pode ocorrer toxicidade e isto deve ser levado em conta caso uma dosagem alta de penicilina seja administrada por via intravenosa.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Dentre as várias interações medicamentosas, a penicilina e a probenicida competem por transportadores durante a secreção tubular renal.


A probenecida pode aumentar as concentrações plasmáticas e a meia vida das penicilinas. O mecanismo é a inibição competitiva pela probenecida que interfere na secreção tubular renal das penicilinas. Esta interação é explorada buscando acentuar o efeito antibacteriano das penicilinas.


A Probenecida (ou probenecid) é um dos principais agentes uricosúricos, muito utilizado em associações de medicamentos (em especial antibióticos).

É um derivado lipossolúvel do ácido benzóico que inibe a reabsorção de urato (sais e esteres do ácido úrico) no túbulo contorcido proximal, aumentando assim a sua eliminação

fonte:https://www.indice.eu/pt/medicamentos/DCI/probenecida/informacao-geral

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais