Buscar

Explique a Teoria dos círculos Secantes na relação Moral X Direito

💡 2 Respostas

User badge image

Rafaella Mendes

A Teoria dos círculos secantes de Miguel Reale se baseia no fato de que Direito e Moral são conceitos diferentes,mas cada um tem a possibilidade de estar contido na esfera do outro. 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

De acordo com Du Pasquier, existe uma intercessão entre direito e moral. Existem casos, porém, nos quais direitos não são parte da moral, e aspectos morais não se encontram normatizados. Direito e Moral possuiriam uma faixa de competência em comum e, ao mesmo tempo, uma área de particular independência. Há, portanto, três preceitos:

 

  • aqueles que são puramente jurídicos;
  • aqueles que são puramente morais;
  • aqueles que são morais e jurídicos. 

Retribuir um favor prestado, por exemplo, seria um preceito puramente moral. Não matar seria um preceito moral e jurídico. 

Quanto aos puramente jurídicos, há duas espécies: os imorais e os amorais.

Segundo Reale, um preceito jurídico pode contrariar a moralidade existente, sendo imoral. Neste caso, ele é uma norma jurídica, mas não coincide com a norma moral, seria então puramente jurídico.

Há ainda preceitos que são desprovidos de conteúdo moral (amorais), não porque contrariam uma norma moral, mas porque a moralidade nada diz sobre a questão tratada pela norma. É o caso, por exemplo, de uma regulamentação que estabelece o envio de documento na forma de arquivo digital e não por meio físico (não segui-la constitui infração legal, mas não uma imoralidade). 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais