Buscar

Qual a diferença entre sensação e percepção?

Qual a diferença ao que se refere ao estudo dos processos básicos psicológicos.

💡 7 Respostas

User badge image

Laura Tambasco

Sensação é um fenômeno gerado por estímulos (biológicos, químicos ou físicos) originados de fora para dentro do organismo produzindo alterações nos órgãos receptores. 

Já a percepção é um processo neurológico de transformação de estímulos puramente sensoriais em fenômenos perceptivos conscientes, ou seja, a tomada de conhecimento sensorial.

29
Dislike2
User badge image

Gabriela Jacobsen

Sensação é algo que provém de alguma estimulação dos órgãos sentidos, como o frio, por exemplo. Já a percepção é um conjunto de processos pelos quais é possível reconhecer, organizar e entender as sensações  provenientes dos estímulos ambientais. Envolve , naturalmente, muito mais do que receber passivamente sinais do meio exterior, mas também a interpretação do impulso sensorial. 

11
Dislike0
User badge image

Stephane Ribeiro Dos Santos

A sensação é a capacidade de codificar certos aspectos da energia física e química que nos circunda, representando-os como impulsos nervosos capazes de serem compreendidos pelos neurônios, ou seja, é a recepção de estímulos do meio externo captado por algum dos nossos cinco sentidos: visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa. A sensação permite a existência desses sentidos.Já a percepção é a capacidade de interpretar essa sensação, associando informações sensoriais a nossa memória e cognição.

8
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais