Buscar

oque é limiar de lactato?

💡 2 Respostas

User badge image

PJ Mantenópolis

Limiar de lactato é o ponto que mostra o potencial da condição física do corredor em uma prova de resistência como aMaratona, ou em uma prova de 800m rasos, ou mesmo em um tiro de 400 metros.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Limiar de lactato tem sido um termo usado por muitos anos em todos os esportes, e é uma das métricas mais utilizadas no mundo do treinamento por atletas e treinadores em todo o mundo. O lactato é um grande desconhecido no metabolismo humano, apesar de seu papel fundamental na sua regulação. Por muitos anos pensou-se que o lactato era apenas um produto residual como resultado do exercício anaeróbico. Em um certo ponto, foi até pensado que cristalizou após o exercício, o que resultou em dor muscular (que agora sabemos que não é verdade).


Sabemos agora que a formação de lactato pode ocorrer sob condições aeróbicas, e que a produção de lactato é o resultado da utilização de glicose pelas células musculares em condições aeróbicas.O lactato também é um regulador chave do metabolismo intermediário, regulando a utilização do substrato. Diminui e inibe a quebra de gordura para fins energéticos (lipólise), assim como a taxa de utilização de glicose pelas células (glicólise).


O lactato também pode estar envolvido em algumas doenças metabólicas crônicas, como diabetes tipo 2. Os níveis de lactato sanguíneo nessa população são 2-3 vezes maiores do que na população fisicamente ativa e saudável. As células cancerígenas têm um metabolismo interrompido utilizando demasiada glucose aerobicamente (efeito Warburg) e produzindo grandes quantidades de lactato que podem contribuir para o crescimento e progressão do tumor

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais