Buscar

Principios de Mecânica e Resistência dos Materiais

Engenheiros lançam mão de modelos para obter soluções apropriadas para os problemas. Em estática, é necessário conhecer os tipos de apoio mais comumente utilizados, bem como as restrições por eles impostas. Quais são as restrições de movimento impostas, respectivamente, por apoios do tipo fixo, rolete e pino?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Os suportes de rolos estão livres para girar e transladar ao longo da superfície sobre a qual o rolete está apoiado. A superfície pode ser horizontal, vertical ou inclinada em qualquer ângulo. A força de reação resultante é sempre uma força única que é perpendicular e afastada da superfície. Suportes de rolos são comumente localizados em uma extremidade de pontes longas. Isso permite que a estrutura da ponte se expanda e contraia com as mudanças de temperatura. As forças de expansão poderiam fraturar os suportes nas margens se a estrutura da ponte estivesse "travada" no lugar. Os suportes de rolos também podem assumir a forma de rolamentos de borracha, balancins ou um conjunto de engrenagens projetados para permitir uma quantidade limitada de movimento lateral.

Os suportes fixos podem resistir a forças verticais e horizontais, bem como a um momento. Como eles restringem a rotação e a translação, eles também são conhecidos como suportes rígidos. Isso significa que uma estrutura só precisa de um suporte fixo para ser estável. Todas as três equações de equilíbrio podem ser satisfeitas. Um mastro de bandeira colocado em uma base de concreto é um bom exemplo desse tipo de apoio. A representação de suportes fixos inclui sempre duas forças (horizontal e vertical) e um momento.

O pino é utilizado para poder disponibilizar movimento de rotação em uma das peças, além de alinhar e fixar os elementos. Geralmente usam-se pinos em estruturas que devem ter uma certa resistência à vibrações mecânicas.  

Uma junção simples pode ser assumida como a conexão fornecida por uma carga vertical ou gravidade e fricção. Pode transportar cargas tanto quanto forças de atrito.

 

fonte:http://wwwo.metalica.com.br/para-entender-os-elementos-de-fixacao

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais