Buscar

um airbag é uma bolsa que infla rapidamente

💡 1 Resposta

User badge image

Jonatas Samuel

O sistema airbag é composto basicamente de três partes, sendo elas:

1) um modulo de airbag,
2) unidade de diagnóstico,
3) sensores de batida
Alguns sistemas podem oferecer também uma chave de liga e desliga, que tem como finalidade permitir a desativação temporária e ou permanente do airbag.

A desaceleração brusca do veículo aciona o dispositivo do airbag. A partir desse momento, é enviado um sensor elétrico ao gerador de gás. O ignitor que é quem manda a mensagem elétrica, funciona como uma espoleta. Dentro do airbag, substâncias como nitratos de amônia e guanidina explodem, aumentando a velocidade do inflamento. Desse processo acontece uma reação química que gera nitrogênio o bastante para encher a bola (de mais ou menos 90 litros) em menos de 30 milésimos de segundo. A capa se abre em partes diversas a partir do centro, como uma rosa. Os sulcos garantem que o material que compõe a capa não se compra nos locais desejados e que nenhum pedaço de pasticho almeje o corpo do passageiro.

funcionamento airbag

 

Depois de tudo isso, o airbag começa a esvaziar, concomitante a absorção do impacto do corpo. O esvaziamento é feito por meio de furos e orifícios posicionados estrategicamente na parte de traz e ou lateral da bolsa. Um estudo recente aponta que se todos os carros envolvidos em acidente no Brasil entre 2001 e 2007 tivessem airbag, mais ou menos 3.426 vidas poderiam ter sido poupadas. Não obstante, 71.047 dos que ficaram feridos nesse período, poderiam não ter se machucado, o que em números significaria uma economia de mais ou menos R$ 2,2 bilhões para a saúde pública.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais