Buscar

a obrigacao se extingue em virtude de danos pela natureza

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

O código fala em culpa do devedor, então se não houver culpa, fica extinta a obrigação ou entrega-se a coisa no estado. Exceto no caso de obrigação alternativa, pois neste caso, subsistirá o débito quanto à outra prestação.

0
Dislike0
User badge image

Samuell Lafayette

Depende se houver perda da prestação sem culpa, resolve-se e extingue a relação. Se houver apenas deterioração ,pode em um consenso a parte credora receber a prestação com um abatimento no valor.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Em regra, a afirmação é verdadeira e dela trataremos.

Quando estamos diante de obrigação de dar coisa certa, aplicaremos o art. 234, primeira parte, do Código Civil:

Art. 234. Se, no caso do artigo antecedente, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradição, ou pendente a condição suspensiva, fica resolvida a obrigação para ambas as partes; se a perda resultar de culpa do devedor, responderá este pelo equivalente e mais perdas e danos.

Aqui não existirá um dever de indenizar, pois evento da natureza faz a coisa se perder sem culpa do devedor. Assim, a coisa perece para o próprio devedor, pois antes da tradição a coisa ainda pertencia a ele (princípio do res periti domini).

Quando tratarmos de obrigação de fazer ou não fazer, estaremos diante dos arts. 248 e 250, do Código Civil:

"Art. 248. Se a prestação do fato tornar-se impossível sem culpa do devedor, resolver-se-á a obrigação; se por culpa dele, responderá por perdas e danos.

[...]

Art. 250. Extingue-se a obrigação de não fazer, desde que, sem culpa do devedor, se lhe torne impossível abster-se do ato, que se obrigou a não praticar."

Segundo esses artigos, também se resolve a obrigação por impossibilidade da prestação sem culpa dos devedores, hipótese que envolve a decorrente de fato da natureza.

Quando, contudo, o devedor estiver em mora, responderá pela impossibilidade de prestação, ainda que derive de caso fortuito ou força maior (art. 399, do CC):

"Art. 399. O devedor em mora responde pela impossibilidade da prestação, embora essa impossibilidade resulte de caso fortuito ou de força maior, se estes ocorrerem durante o atraso; salvo se provar isenção de culpa, ou que o dano sobreviria ainda quando a obrigação fosse oportunamente desempenhada."

Outra exceção ocorre quando se trata de obrigação de dar coisa incerta, que é aquela definida ao menos pelo gênero e quantidade (art. 243, do CC). É que a perda da coisa é facilmente substituída por outra, quando ocorre a perda (e.g. 1 tonelada de milho é substituível por outra, desde que não tenha sido escolhida a safra específica). 

Tendo havido escolha, passa a ser obrigação de dar coisa certa, regida pelas regras anteriormente citadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais