Buscar

como calcular meq de uma solução?

💡 2 Respostas

User badge image

Renata Nascimento

mEq= Eqg/1000

Eqg= Peso Molecular/ Valência

OBS: O peso molecular e a valência são dados na questão; Quando a valência não é dada, sempre vai ser 1.

Espero ter ajudado :)

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um miliequivalente é igual ao número de contra-íons univalentes (H + ou OH) que serão necessários para reagir com uma molécula da substância. Quando um átomo tem uma valência de um (por exemplo, Na +, K +, CI, etc.), um mEq desse íon é igual ao peso atômico do átomo em miligramas.

Por exemplo, um mEq de sódio (Na +) com um peso atômico de 23 (AW) pesa 23 mg. Quando um átomo tem uma valência de dois ou mais (por exemplo, Mg + 2, Ca + 2, Al + 3), um mEq desse íon é igual ao peso atômico do átomo em miligramas dividido pela valência do átomo.

Por exemplo, um mEq de cálcio (Ca + 2) com um peso atômico de 40 peso 20 mg. Porque em compostos químicos ou sais íons sempre vêm em pares, (íons positivos e negativos estão sempre juntos em sais como NaC1 e CaC12) nunca podemos pesar ou medir apenas um íon.

Quando ambos os íons têm uma valência de um (por exemplo, NaC1), um milimole (o peso molecular (MW) do composto em miligramas) do composto contém um mEq de cada íon. Se um ou ambos os íons no par tiverem uma valência de dois ou mais (por exemplo, CaC12), um milimole do composto contém dois ou mais mEq de cada íon.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais