Buscar

O que é estroma e parenquima?

histologia e embriologia

💡 7 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Parênquima:  são as  células responsáveis pela função típica do órgão, tecido especifico funcional de uma glândula ou órgão.

Estroma: Tecido de sustentação ( tecido conjuntivo e vasos). Com exceção do cérebro e da medula espinhal, o estroma é constituído por tecido conjuntivo. Em geral contém a  vascularização e a inervação do órgão.

26
Dislike2
User badge image

Letícia Ramos

Chama-se estroma ao tecido de sustentação de um órgão, ou seja, que serve para sustentar as células funcionais do órgão . Com exceção do cérebro e da medula espinhal, o estroma é constiuído de tecido conjuntivo.

Parênquima é o tecido com a função principal de determinado órgão. O parênquima se contrapõe ao estroma, que serve de suporte ao parênquima.

11
Dislike2
User badge image

Marcelo

Parênquima é o conjunto de células (proliferantes) responsáveis pela FUNÇÃO de um determinado órgão. Exemplos: Rins – néfrons.

Estroma são o tecido conjuntivo e vasos sanguíneos, com função de sustentação e nutrição. Em alguns casos, o estroma é constituído por fibrilas de reticulina e vasos externamente delicados. Pode ser mais complexos e pode conter focos de tecidos metaplásicos.

Relação entre parênquima e Estroma:
1. Células tumorais e células estroma - crescimento relativamente harmônica
2. Crescimento das células e estroma desequilibrado – Focos de necrose

10
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais