Buscar

Existe células procariontes com esteróis?

Curiosidade!

Lendo a apostila da faculdade me deparei com a seguinte informação:  "As membranas de células animais contêm colesterol; já as membranas de células vegetais possuem outros esteróis (ex: fitosterol) e as células procariontes não contêm esteróis, salvo raras exceções."

Já que a fluidez na membrana da célula procarionte é feita apenas por fosfolipidios, e não por fosfolipidios e esteróis como no caso das eucariontes, existe algum exemplo de célula procarionte com esteróis? Fiz uma perquisa e não encontrei nenhuma!

Obrigada! 

💡 2 Respostas

User badge image

Kessya Pontes

não

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os organismos se dividem em dois grandes grupos, os eucariontes e os procariontes. Os procariontes são organismos unicelulares, representantes dos domínios Bacteria e Archea. Sempre surgem as discussões sobre a complexidade e importância desses organismos, é importante ressaltar que embora estejam na Terra há 3,5 bilhões de anos, e possível que sejam a origem de todas as formas de vida na Terra, são tão complexos e evoluídos quanto os eucariontes.


Assim, como são seres unicelulares, descrever a estrutura dos seres do Arquea e Bactéria é a própria descrição da célula procarionte, cuja forma simples é, em geral, esférica ou em bastonete, mas pode também ser em bastonete curto ou hélice, podendo formar colônias.


Sobre o citoplasma, esse possui apenas DNA circular que não se condensa e tampouco é ligado a proteínas, ribossomos e grãos de glicogênio. Pode haver, ainda: moléculas menores de DNA, chamadas plasmídeos e flagelos, que auxiliam na locomoção. Pêlos também podem ocorrer, auxiliando no ajustamento do indivíduo às células do hospedeiro e na conjugação, uma vez que não se dividem por mitose. Sobre isso podemos dizer que os procariontes se reproduzem assexuadamente por conjugação, divisão binária e transdução.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais