Buscar

Explique o carregamento do floema via apoplasto?

💡 3 Respostas

User badge image

Wagner Silva

Quando estamos falando da seiva elaborada das Plantas temos que pensar que inicialmente deverá haver um transporte da sacarose de dentro da célula do mesófilo para o apoplasto adjacente à célula companheira.

Aí esse transporte envolve uma proteína carregadora da sacarose, a qual pode utilizar o mecanismo antiporte, aproveitando o menor pH do apoplasto. A sacarose agora presente no apoplasto envolta da célula companheira, pode ser transportada para dentro da célula companheira através de uma outra proteína carregadora da sacarose, a qual utiliza o mecanismo simporte.

Esses dois carregadores necessitam então energia indiretamente, a qual é gasta pelas ""ATP hidrolases"" (ATPases) da membrana, as quais geram o gradiente de prótons necessários para o carregamento do apoplasto e o carregamento da célula companheira.

Dessa forma, na rota apoplástica há necessidade de gasto de energia, o qual é fundamental para gerar o gradiente eletroquímico necessário para que as proteínas carregadoras da sacarose façam o transporte da sacarose de uma região de menor concentração para uma região de maior concentração.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Fisiologia Vegetal.O floema é o tecido vascular das plantas que é responsável por levar os produtos da fotossíntese, ou seiva elaborada, pelo caule até as raízes ou aos órgãos reservas.

Existem duas formas pelo qual o carregamento do floema pode ser feito, sendo ela por via apoplástica ou por via simplástica com aprisionamento de polímeros e simplástica passiva.

Esses diferentes modos de transporte varia de acordo com o clima da região, sendo que regiões de clima árido e temperado há o predomínio do carregamento via apoplasto. Nesse tipo de carregamento o floema passa pelos poros na parede da célula, sendo que o movimento ocorre passando das células do mesofilo para as células companheiras até as células do elemento crivado. Esse seria portanto o carregamento do floema via apoplasto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais