Buscar

variação de energia

Um gás encontra-se confinado em um cilindro por um pistão. A pressão inicial do gás é de 7 bar e seu volume é de 0,10 m³. O pistão é mantido imóvel por presilhas localizadas na parede do cilindro. O equipamento completo encontra-se a pressão atmosférica de 101,3kPa. Qual é a variação de energia do equipamento, se as presilhas forem removidas de tal forma que o gás se expanda subitamente para o dobro do seu volume inicial?

💡 2 Respostas

User badge image

renan

3

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na resolução deste problema, devemos colocar em prática nossos conhecimento sobre a \(1ª\) Lei da Termodinâmica. Para tanto, faremos uso da seguinte equação:

\(Q=\tau+\Delta U\),

em que \(Q\) é o calor transferido; \(\tau\) o trabalho realizado; e \(\Delta U\) a variação de energia interna do processo.

No problema em questão, os dados são referentes ao equipamento completo, isto é, o gás, o êmbolo e o cilindro. Neste contexto, não há nenhum trabalho realizado durante o processo, já que nenhuma força externa atua sobre o sistema e não ocorre transferência de calor por meio do vacuo em torno do equipamento. Deste modo, tem-se que \(Q=0\) e \(\tau=0\). Aplicando tais valores na \(1ª\) Lei da Termodinâmica, resulta que:

\(\begin{align} Q&=\tau+\Delta U \\0&=0+\Delta U\Rightarrow\Delta U=0 \end{align}\)

Portanto, não há variação de energia no equipamento: \(\boxed{\Delta U=0}\).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais