Buscar

descreva a teoria de curr. entre o sec. xx e inicio do sec XXI e duas justificativas pra transf conceituais.

💡 1 Resposta

User badge image

Karma Norman

As teorias tradicionais do currículo, inspiradas nas ideias de Frederick Taylor, compreendem o currículo como uma atividade técnica, burocrática e administrativa. Uma descrição detalhada de conteúdos, objetivos e métodos, os quais devem ser rigorosamente seguidos e mensurados, a fim de assegurar a formação de indivíduos que exerçam com eficiência suas ocupações profissionais quando adultos.

Para as teorias críticas, o currículo não é neutro nem desinteressado, ele é utilizado pela escola para validar as crenças e conhecimentos das classes dominantes, a fim de contribuir para reproduzir a sociedade capitalista, convencendo de que esta é adequada e necessária.

Por sua vez, as teorias pós-críticas focam nas formas textuais e discursivas do currículo. Além disso, não se limitam às relações de poder que envolvem o currículo com o Estado ou relações econômicas do capitalismo; incluem e evidenciam os processos de dominação centrados na etnia, gênero, religião e sexualidade.

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais