Buscar

a lei Euzébio Queiroz, pode ser considerada o fruto do amadurecimento humanístico de nossas elites?

💡 4 Respostas

User badge image

Gustavo Galante

Não, esta foi apenas uma resposta a imposição europeia feita ao brasil,pois não foi visto uma quebra na mentalidade e economia escravocrata nem escratista na sociedade brasileira da epoca para poder argumentar sobre amadurecimento.

1
Dislike0
User badge image

Márcia Marques

muito obrigada
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre a História do Direito Brasileiro.
A lei Eusébio de Queirós foi aprovada no mês de setembro em 1850, ano em que ainda vigorava o segundo reinado. O objetivo dessa lei era proibir o tráfico negreiro de escravos vindos do continente africano ao Brasil.
Anos antes da criação dessa lei, a Inglaterra criou a Lei Bill Aberdeen, a qual proibia o comercio negreiro. Os ingleses estavam interessados em aumentar o mercado consumidor, pois o momento vivido era a Revolução Industrial. Com isso, a Inglaterra pressionou o Brasil para que a Lei Eusébio de Queirós fosse criada, a qual foi chamada de “para inglês ver”, pois não teve muito efeito até 1870, ano em que os ingleses intensificaram a fiscalização.
Essa lei foi o primeiro contato com a ideia abolicionista no Brasil, porém não podemos dizer que foi o fruto do amadurecimento humanístico de nossas elites, pois foi necessário que existissem outras leis para que o abolicionismo realmente ocorresse.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais