Buscar

qual o efeito do envelhecimento nos tendões?

💡 2 Respostas

User badge image

Raquel Verissimo

Os tendões mostram alterações degenerativas que iniciam na terceira década de vida. A diminuição da vascularização e celularidade nos tendões, tornam-os mais fracos, mais rígidos e menos complacentes, por causa de uma maior quantidade de colágeno insolúvel, diminuição de proteoglicanos e teor de água. Essas mudanças predispõem tendões às roturas espontâneas ou de baixo nível de energia, particularmente em áreas relativamente avasculares, como o manguito rotador do ombro, tendão do tibial posterior e tendão de Aquiles. Os ligamentos também têm resistência diminuída à tração em pessoas idosas. Esta diminuição da força é devida a alterações de substâncias, e algumas estão relacionadas com o enfraquecimento do local de inserção do ligamento no osso.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A perda de massa muscular (sarcopenia) é um processo que se inicia por volta dos 30 anos e progride ao longo da vida. Nesse processo, a quantidade de tecido muscular e o número e tamanho das fibras musculares diminuem gradualmente. O resultado da sarcopenia é a perda gradual de massa e força muscular.


A partir dos 30 anos de idade, aproximadamente, a densidade dos ossos começa a diminuir em homens e mulheres. Essa perda de densidade óssea acelera nas mulheres depois da menopausa. Como resultado, os ossos tornam-se mais frágeis e são mais propensos a fraturas ( Osteoporose), especialmente na velhice.


Os tendões mostram alterações degenerativas que iniciam na terceira década de vida. A diminuição da vascularização e celularidade nos tendões, tornam-os mais fracos, mais rígidos e menos complacentes, por causa de uma maior quantidade de colágeno insolúvel, diminuição de proteoglicanos e teor de água. 


Portnto, podemos concluir que o efeito do envelhecimento dos tendões são relacionadas às mudanças que predispõem tendões às roturas espontâneas ou de baixo nível de energia, particularmente em áreas relativamente avasculares, como o manguito rotador do ombro, tendão do tibial posterior e tendão de Aquiles. Os ligamentos também têm resistência diminuída à tração em pessoas idosas. Esta diminuição da força é devida a alterações de substâncias, e algumas estão relacionadas com o enfraquecimento do local de inserção do ligamento no osso.

Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos,-articulares-e-musculares/biologia-do-sistema-musculoesquel%C3%A9tico/efeitos-do-envelhecimento-no-sistema-musculoesquel%C3%A9tico

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais