Buscar

concurso público

No caso de um trânsgenero fazer um concurso público, sendo que é uma mulher mas, quer entrar na vaga de um homem com o argumento de se sentir homem como proceder? sendo no caso não feita a cirurgia de troca de sexo.

💡 2 Respostas

User badge image

Elias Souza

qurem se aproveitar, não seriam aceitos
0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O direito da pessoa transgênero em prestar concurso público de acordo com sua identificação psicossocial, homem ou mulher, foi garantido pelo STF em 01/03/2018. Isso porque, independente de realização de cirurgia de mudança de sexo ou apresentação de laudo médico, o candidato pode retificar seu registro civil e se identificar com seu nome social. Em alguns concursos, o edital autoriza a identificação com o nome social antes mesmo que o registro seja modificado, bastando para tanto uma auto declaração do candidato. É o que concluímos do julgamento da ADI 4275/DF, cuja ementa do acórdão segue abaixo:

Ementa: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. DIREITO CONSTITUCIONAL E REGISTRAL. PESSOA TRANSGÊNERO. ALTERAÇÃO DO PRENOME E DO SEXO NO REGISTRO CIVIL. POSSIBILIDADE. DIREITO AO NOME, AO RECONHECIMENTO DA PERSONALIDADE JURÍDICA, À LIBERDADE PESSOAL, À HONRA E À DIGNIDADE. INEXIGIBILIDADE DE CIRURGIA DE TRANSGENITALIZAÇÃO OU DA REALIZAÇÃO DE TRATAMENTOS HORMONAIS OU PATOLOGIZANTES. 1. O direito à igualdade sem discriminações abrange a identidade ou expressão de gênero. 2. A identidade de gênero é manifestação da própria personalidade da pessoa humana e, como tal, cabe ao Estado apenas o papel de reconhecê-la, nunca de constituí-la. 3. A pessoa transgênero que comprove sua identidade de gênero dissonante daquela que lhe foi designada ao nascer por autoidentificação firmada em declaração escrita desta sua vontade dispõe do direito fundamental subjetivo à alteração do prenome e da classificação de gênero no registro civil pela via administrativa ou judicial, independentemente de procedimento cirúrgico e laudos de terceiros, por se tratar de tema relativo ao direito fundamental ao livre desenvolvimento da personalidade. 4. Ação direta julgada procedente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais