Buscar

qual a função do calcio na contração muscular?

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para que ocorra a contração muscular o sistema depende da disponibilidade dos íons cálcio e o relaxamento muscular depende da ausência ou diminuição deste íon. O retículo sarcoplasmático é quem regula o fluxo de íons cálcio, para a realização dos ciclos de contração muscular.


A despolarização do retículo libera os íons cálcios de forma passiva até os filamentos finos e grossos dos músculos, ocasionando a contração muscular. A polarização deste retículo transporta os íons cálcio de volta às cisternas, parando a atividade contrátil do músculo.


Podemos dizer que a contração muscular acontece quando ocorre a interação da actina e a miosina, que são proteínas contráteis dos músculos. Essa interação ocorre na presença de cálcio intracelular e energia. A energia necessária para a contração muscular vem da hidrólise do ATP. Já a disponibilidade de cálcio vem da liberação deste íon do retículo sarcoplasmático, quando despolarizado.


Nesse contexto, o cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. Como podemos verificar o cálcio é fundamental para que ocorram as contrações musculares, sem este íon não ocorrerá contração e a musculatura sempre estará no estado de relaxamento.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/a-importancia-do-calcio-na-contracao-muscular/17476. Acesso em 12 de julho de 2018.

2
Dislike0
User badge image

Nathália Silva

Ele está presente nos canais de calcio, importante para a contração, pois sem esse mineral não há contração. Pois ele expõe um sítio de ligação da miosina na proteína actina.

1
Dislike0
User badge image

Cleide Versatil Versatil

Para acontecer a contração muscular, é necessário que a actina e miosina interajam ou "deslize" uma sobre a outra. O cálcio vai expor o sítio de ligação da miosina sobre a actina. Sua liberação é controlada pelo retículo sarcoplasmático. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais