Buscar

tipos de conhecimentos: definiçoes - religioso, filosofico, senso comum, cientifico?

💡 2 Respostas

User badge image

jonathan

Bem, em torno da historia se foi notado tipos de conhecimento que se constituem na vivencia e forma da humanidade; o religioso, em dogmas e supertições onde se é estabelecido pela crença em algo sobrenatural. O filosofico se destaca nas ideias e pensamentos racionais. O senso comum é constituido pelo dia a dia e tradições e vivencias que se diferencia do cientifico pois não busca se provar tal afirmação e nem criticar para se chegar em algo solido.

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A diferença entre o conhecimento empírico, o científico, o filosófico e o teológico está em como o adquirimos.


O conhecimento empírico, também chamado de conhecimento popular, é o conhecimento que adquirimos através da observação e da interação do ser humano com o ambiente ao redor. É resultante do senso comum, e pode ser baseado em experiências, sem a necessidade de uma comprovação científica. Nele, não há uma preocupação em refletir criticamente sobre o objeto em observação, limitando-se apenas à dedução.

Como é adquirido por meio de simples deduções e sem provas concretas, é um conhecimento falível e inexato. Porém, ele pode ser verificado, pois se trata de coisas ligadas ao dia-a-dia.


O conhecimento científico está relacionado com a lógica e o pensamento crítico e analítico. É o conhecimento que temos sobre fatos analisados e comprovados cientificamente, de modo que sua veracidade ou falsidade podem ser comprovadas. É um conhecimento factual, baseado em experiências comprovadas, e por isso também é falível e aproximadamente exato, pois novas ideias podem modificar teorias antes aceitas. Também é verificável, pois surge através de resultados científicos.


O conhecimento filosófico é baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio em busca do saber.

O conhecimento filosófico surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais, conceitos e ideias.Como se trata de teorias que não podem ser testadas, ela não é verificável e portanto é infalível e exata.


O conhecimento teológico, ou religioso, é baseado na fé religiosa, acreditando que esta é a verdade absoluta e possui todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana.

Não há a necessidade de verificação científica para que determinada "verdade" seja aceita sob a ótica do conhecimento religioso. Desse modo, o conhecimento teológico é infalível e exato, pois se trata de uma verdade sobrenatural.


Portanto, resume-se que: o conhecimento empírico diz respeito ao conhecimento popular. É o que aprendemos a partir da nossa interação e observação do mundo; o conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência; o conhecimento filosófico nasce a partir das reflexões que o ser humano faz sobre questões subjetivas; o conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.

Fonte: https://www.diferenca.com/conhecimento-empirico-cientifico-filosofico-e-teologico/. Acesso em 14 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais