Buscar

PERGUNTA 1

O texto dissertativo trata-se de um texto de natureza teórica, em que é exposto um ponto de vista sobre um tema. É escrito através de uma estruturação lógica e ordenada das concepções iniciais, onde o autor propõe reflexões, defende um ponto de vista, discute uma ideia, disponibiliza debates, e questiona suposições, etc.

“Na dissertação, predominam os conceitos abstratos, isto é, a referência ao mundo real se faz através de conceitos amplos, de modelos genéricos, muitas vezes abstraídos do tempo e do espaço. O discurso dissertativo mais típico é o discurso da ciência e da filosofia; nele, as referências ao mundo concreto só ocorrem como recursos de argumentação, para ilustrar leis ou teorias gerais. [...] Na dissertação, em princípio, não existe progressão temporal entre os enunciados. Nesse tipo de texto, no entanto, os enunciados guardam entre si relações de natureza lógica, isto é, relações de implicação (causa e efeito; um fato e sua condição; uma premissa e uma conclusão; etc.). (SAVIOLI; FIORIN, 2002, p. 289)”.

Levando em consideração o texto apresentado, juntamente com o material acadêmico disponibilizado na Unidade, é correto afirmar que:

💡 1 Resposta

User badge image

Levy Lima

Todo texto dissertativo tem um elemento comum e importante, que é o tema da dissertação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais