Buscar

Como executar uma sentença desfavorável de anulação de contrato de compra e venda com transito em julgado?

Olá!

Vendi um imovel a uma empresa, recebi 7 cheques como pagamento, após sacar o primeiro cheque a empresa sustou todos os restantes, além de ajuizar uma ação de anulação de contrato de compra e venda.

obs: A ação foi ajuizada pela devedora!!!

A ação foi julgada improcedente em todas as instáncias!

Como faço para receber o restante da divida?

Posso usar a senteça da ação de anulação como titulo judicial para executar o restante do  valor?

Terei que entrar com uma ação de execução de titulo exrajudicial?

Posso exigir cumprimento de sentença mesmo sendo uma ação que somente declarou a validade do negocio juridico?

💡 1 Resposta

User badge image

Diego da Mota Borges

Bom dia Evaldo, vou responder sua pergunta conforme entendi o seu problema.

Primeiramente você deve separar duas questões: 1) Você tem um título extrajudicial que vale por si; 2) Houve uma ação de improcedência do devedor que nada mudou em relação ao seu título extrajudicial.

Você vendeu um imóvel e recebeu apenas parte do valor da venda. Acredito que você tenha realizado a venda atráves de um contrato de venda e compra e este instrumento tenha sido assinado por duas testemunhas.

Se isso ocorreu você tem um Título Executivo Extrajudicial, nos termos do art. 585, II, parte final do CPC.

Mesmo que o devedor não tenha ajuizado ação, o procedimento dele é de conhecimento, ou seja, na ação o devedor precisava provar para o Juiz a nulidade da venda. 

Mas independente disso você poderia executar em juízo, em uma nova ação o Título Extrajudicial que possui (o contrado de venda e compra assinado por duas testemunhas).

Como me parece que você não executou esse Título Extajudicial você ainda poderá fazê-lo, desde que não tenha havido a prescrição. Se houve a prescrição você ainda estará amparado, devendo valer-se de Ação Monitória.

Agora, em relação à sentença desfavorável para o devedor, ela tem um comanda declaratório apenas, não condenatório. Significa que continuou como era antes, já que foi julgada improcedente: o seu título executivo extrajudicial (contrato assinado pelas testemunhas) é válido.

A única coisa possível de se executar em relação à sentença de improcedência é a condenação em honorários de sucumbência.

O seu contrato, repido, sempre foi válido e a sentença ao julgar improcedente o pedido do devedor apenas confirmou isso. Você deve, agora, ou entrar com Ação de Execução, se não prescrito o título, ou Ação Monitória, se prescrito.

Espero ter ajudado.

 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais