Buscar

qual a formação da sociedade de acordo com o pensamento de thomas hobbes?

💡 4 Respostas

User badge image

Mirela Oliveira

A primeira leva os homens a atacar os outros tendo em vista o lucro; a segunda, a segurança; e a terceira, a reputação. Os primeiros usam a violência para se tornarem senhores das pessoas, mulheres, filhos e rebanhos dos outros homens; os segundos, para defendê-los; e os terceiros por ninharias, como uma palavra, um sorriso, uma diferença de opinião, e qualquer outro sinal de desprezo, quer seja diretamente dirigido a suas pessoas, quer indiretamente a seus parentes, seus amigos, sua nação, sua profissão ou seu nome. (Hobbes, 1983, p. 75)

Fonte: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis10/art2_10.html

2
Dislike0
User badge image

Gessandra Souza

a sociedade era egoista com ela mesma, cada um so pensa em você proprio, queria as coisas so pra voce , por isso a a frase " o homem é o lobo do homem". Definição: Selvagem 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os seres humanos são objetos físicos, de acordo com Hobbes, máquinas sofisticadas cujas funções e atividades podem ser descritas e explicadas em termos puramente mecanicistas. Mesmo o próprio pensamento, portanto, deve ser entendido como uma instância da operação física do corpo humano.

A sensação, por exemplo, envolve uma série de processos mecânicos operando dentro do sistema nervoso humano, por meio dos quais as características sensíveis das coisas materiais produzem ideias nos cérebros dos seres humanos que as percebem. A ação humana é similarmente explicada na visão de Hobbes.

Desejos e apetites específicos surgem no corpo humano e são experimentados como desconfortos ou dores que devem ser superados. Assim, cada um de nós é motivado a agir de maneira a acreditar que provavelmente aliviaremos nosso desconforto, preservaremos e promoveremos nosso próprio bem-estar.

Thomas Hobbes acreditava que o “homem era o lobo do homem” e com isso, o filósofo queria expressar que o homem pode ser considerado o predador da própria espécie, ou seja, o homem desde os primórdios tem a necessidade biológica de luta, tanto por sobrevivência como por ganância.

Além disso, ele também se refere a outros aspectos sociais e culturais, como a falta de união entre povos, e o que essas diferenças étnicas, cor ou gênero podem causar na sociedade por conta de intolerância, sendo parte dessa intolerância criada psicologicamente a partir do não convívio com essas características pessoais humanas. Isso resulta hoje como já visto, nas grandes guerras que já se alastraram, desavenças e desentendimentos entre diferentes civilizações humanas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais