Buscar

QUAL O PRINCIPAL MEIO DE CULTURA PARA GRAM NEGATIVAS

💡 4 Respostas

User badge image

Camila Santos

Ágar MacConkey é um meio de cultura destinado ao crescimento de bactérias gramnegativas. Isso ocorre porque ele possui em sua composição duas substâncias que inibem o crescimento de bactérias gram-positivas: ácido biliar e cristal violeta. Assim, ele favorecerá somente o crescimento de bactérias gram-negativas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

O meio de cultura é o Agar MacConkey. O Agar MacConkey é o meio diferencial e seletivo mais antigo usado para cultivo de microorganismos entéricos de uma variedade de amostras clínicas. O meio original contém proteína, sais biliares, cloreto de sódio e dois corantes. 


A ação seletiva deste meio é atribuída aos sais biliares e ao cristal violeta que inibem a maioria das espécies gram-positivas. Bactérias gram-negativas geralmente se desenvolvem bem neste meio e se diferenciam por sua habilidade em fermentar lactose. Linhagens fermentadoras de lactose crescem como colônias vermelhas ou rosadas e podem ser circundadas por uma área de precipitação ácida de bile. 


A cor vermelha é devida à produção de ácido pela degradação da lactose, absorção do vermelho neutro e uma subseqüente mudança na coloração quando o pH do meio cai abaixo de 6;8. Linhagens não-fermentadoras de lactose, como Shigella e Salmonella, são incolores, transparentes e tipicamente não alteram a aparência do meio. 

Fonte: http://www.minutobiomedicina.com.br/postagens/2014/03/18/agar-macconkey/

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O meio de cultura é o Agar MacConkey. O Agar MacConkey é o meio diferencial e seletivo mais antigo usado para cultivo de microorganismos entéricos de uma variedade de amostras clínicas. O meio original contém proteína, sais biliares, cloreto de sódio e dois corantes.


A ação seletiva deste meio é atribuída aos sais biliares e ao cristal violeta que inibem a maioria das espécies gram-positivas. Bactérias gram-negativas geralmente se desenvolvem bem neste meio e se diferenciam por sua habilidade em fermentar lactose. Linhagens fermentadoras de lactose crescem como colônias vermelhas ou rosadas e podem ser circundadas por uma área de precipitação ácida de bile.


A cor vermelha é devida à produção de ácido pela degradação da lactose, absorção do vermelho neutro e uma subseqüente mudança na coloração quando o pH do meio cai abaixo de 6;8. Linhagens não-fermentadoras de lactose, como Shigella e Salmonella, são incolores, transparentes e tipicamente não alteram a aparência do meio.

Fonte: http://www.minutobiomedicina.com.br/postagens/2014/03/18/agar-macconkey/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais