Buscar

qual a principal diferença entre endosso e aval ?

título de crédito

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Endosso

 

É o ato cambiário pelo qual o credor de título nominativo transmite os seus direitos a terceiros. É lançado no título sob a forma de assinatura do credor originário.

 

Quem endossa é chamado de endossante e quem recebe é endossatário.

O endosso vincula o endossante ao endossatário, tornando o endossante co-devedor do título.

O número de endossos é ilimitado pela regra dos títulos de crédito, mas há uma limitação no cheque, devido a uma Medida Provisória, se o endosso for em preto.

Aval é uma garantia típica dos títulos de créditos. É uma garantia pessoal(não real), mas isto não quer dizer que refere-se a apenas uma pessoa.,

 

Avalista é quem presta aval, também chamado de dador de aval. O beneficiado do aval é o avalisado.

Nisso constitui suas diferenças.

2
Dislike0
User badge image

Jedaías Barros

O endosso é o ato formal de transferência da titularidade de um título de crédito nominal como o cheque acima de 100,00 R$, sendo este obrigatório à transferência desse título de crédito.

O aval é uma declaração cambial em que uma pessoa torna-se responsável pelo pagamento de um título de credito (uma caução dada por um terceiro), não sendo o terceiro um sacador nem aceitante, muito menos endossante. Ela é uma garantia cambial. (obs. não se admite o aval parcial)

 

17
Dislike0
User badge image

Camilla Corrêa

Ivana Pontes, endosso é o ato cambiário pelo qual o credor de um título de crédito transfere seu direito a outro, o chamado endossatário. No endosso, o endossante (credor) transfere a posse do título e ogarante a existência do crédito. Assim, no endosso teremos transferência mais garantia. É importantes lembrares que o endosso será sempre no verso, bastando a assinatura do endossante. Se for no anverso, deves sinalizar que o ato cambiário praticado é o endosso, como, por.ex: Endosso a Camilla Sousa. Caso não faças isso, entende-se que será um aval, pois a simples assinatura no anverso de um título de crédito caracteriza AVAL (art.13 da LUG (Dec 57.663/66). Já o aval é uma garantia pessoal  na qual um terceiro vai garantir o pagamento do título, este terceiro será chamado de avalista e responderá junto com o avalizado, terá as mesmas obrigações como se o devedor fosse. E assim, o endosso sempre será total, não tens como endossar apenas parcialmente um título de crédito, em contrapartida, pode haver aval parcial ou total. É minimamente isso!  

8
Dislike0
User badge image

Diego da Mota Borges

É que no Aval há apenas uma garantia, não necessitando ser firmado pelo detentor do título, não transferindo o titulo, enquanto que no endosso há essa obrigação, que no endosso é obrigatória.
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais