Buscar

meiose e mitose

Considerem que uma planta de soja possua 2n = 40 cromossomos, diga A) Quantos cromossomos terão no final da mitose e da meiose? B)Quantas cromátides têm cada célula desse vegetal que sofre divisão mitotica? C)Quantos centrômeros possuem uma célula dessa planta que está em metáfase? D) Quantos cromossomos terão as células-mãe do grão de pólen e quantos no micrósporo?

💡 3 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

A)Mitose: 40. Meiose: 20. B) 80. C) 40.
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Vamos lá, segue abaixo a ordem das respostas:

A)40 e 20 respectivamente

B)40

C)20

C)20 e 20 respectivamente


Na célula que está em processo de divisão, cada cromossomo condensado aparece como um par de bastões unidos em um determinado ponto, o centrômero. Essas duas “metades” cromossômicas, denominadas cromátides-irmãs são idênticas e surgem da duplicação do filamento cromossômico original, que ocorre na interfase, pouco antes de a divisão celular se iniciar.


Durante o processo de divisão celular, as cromátides-irmãs se separam: cada cromátide migra para uma das células-filhas que se formam.


O centrômero fica localizado em uma região heterocromática, portanto em uma constrição que contém o centrômero é chamada constrição primária, e todas as outras que porventura existam são chamadas constrições secundárias.

fonte:https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo4.php

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais