Buscar

quais as correntes de pensamento dominante a respeito da teoria geral do estado?

💡 2 Respostas

User badge image

Dausten Vítor

Podem ser citadas as seguintes correntes de pensamento: a) para a corrente denominada filosófica, o objeto da TGE é a busca da razão da existência do Estado, e de suas finalidades, como um agente regulador da sociedade, mas sempre num plano ideal; b) para a chamada corrente sociológica entende que o objeto da TGE é enfocar o Estado pelo prisma do fato social concreto, numa abordagem realista; e c) a corrente formalista é aquela para a qual o Estado deve ser estudado somente segundo seu aspecto normativo, ou seja, como criador de leis e regras jurídicas.
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A Teoria Geral do Estado é uma disciplina que estuda os fenômenos relacionados ao Estado: sua origem, formação, organização, estruturação, finalidades, entre outros, considerando, em sua abrangência,  tudo existe no Estado ou sobre ele influi.

Tal teoria inclui pensamentos e conhecimentos de ordem jurídica, sociológica, filosófica, histórica, econômica e até psicológica.

Desta forma, não há correntes de pensamento dominantes a respeito da disciplina. Tudo depende do aspecto o qual está sendo abordado, visto que é abrangente. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais