Buscar

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VIAS DE FLUXO DE INFORMAÇÃO DENTRO DA CÉLULA?

💡 2 Respostas

User badge image

Schai Reis

Objetivo básico: desvendar como as “fitas” de ácidos nucleicos eram copiadas (Síntese de DNA/RNA); como as “fitas” de aminoácidos eram construídas (Síntese Proteica) e como a célula regulava estes processos (Regulação da Expressão Gênica).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

No caso dos organismos superiores (B), o gene é descontínuo: um RNA precursor é copiado do DNA genômico; já fora do núcleo, este RNA precursor sofre splicing – quer dizer, os trechos correspondente aos íntrons são removidos, e os correspondentes aos exons emendados -, dando origem, então, ao RNA mensageiro que contém as informações para a síntese de proteína. Apesar das particularidades do modelo não se configurarem exatamente como ficou posteriormente esclarecido, a ideia básica estava assentada e contribuiu para a elucidação do fluxo como proposto por Francis Crick (1958) quando discutiu a existência de intermediários no processo de tradução do código: ou seja, moldes e adaptadores, capazes de ler a mensagem contida no DNA e reescrevê-la numa sequência de aminoácidos. Tais moldes e adaptadores seriam moléculas de RNA uma ideia que já percorria o meio científico. Nesta ocasião propôs que o processo seria unidirecional: dos ácidos nucleicos para as proteínas. Jamais um segmento de RNA ou DNA seria sintetizado a partir de uma sequência de proteína. Posteriormente, Crick (1970) discutiu a questão da unidirecionalidade esclarecendo que esta proposta, conhecida como o Dogma Central da Biologia, não excluía a autoduplicação do DNA, ou a autorreplicação do RNA ou ainda a síntese de DNA a partir de RNA. A molécula de DNA encontra-se organizada em unidades funcionais, os genes. A informação contida no DNA é duplicada (replicação) e transcrita em moléculas de RNA. As moléculas de RNA ribossómico (rRNA) e de transferência (tRNA) são activas por si só, enquanto que o RNA mensageiro (mRNA) é utilizado como molde para a síntese de proteínas (tradução), as quais, frequentemente, após modificação pós-tradução, se tornam biologicamente activas e desempenham uma determinada função celular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais