Buscar

Conceitue apoenzima e holoenzima?

💡 2 Respostas

User badge image

Isabella M

Apoenzima (ou apoproteína) é a parte proteíca de uma holoenzima. Uma enzima (biocatalizadora vital) é constituída de duas partes: a apoenzima, que é a parte proteíca e o cofator, que é a parte não-proteíca. O conjunto completo chama-se holoenzima.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Apoenzima é a parte proteíca de uma holoenzima. 

Uma enzima (biocatalizadora vital) é constituída de duas partes de grande importância: A apoenzima, que é a parte proteíca e a coenzima, que é a parte não-proteíca. O conjunto completo chama-se holoenzima.


O bom funcionamento do organismo se deve ao fato de que algumas coenzimas terem a habilidade de se separarem de suas respectivas apoenzimas e operar funções específicas. O exemplo mais conhecido para este fato é o NAD e o FAD, ambas coenzimas de holoenzimas desidrogenases que, ao capturarem hidrogênio, separam-se da apoenzima para terem importante função no ciclo de krebs.


Holoenzimas são enzimas conjugadas. A unidade é formada por Apoenzima (porção protéica) + Coenzima (porção não protéica ou radical prostético).


Enzimas são estruturas biocatalizadoras de importânte função no organismo. São constituídas de duas partes independentes: A parte proteíca, apoenzima e a parte não-proteíca, coenzima. A combinação das duas estruturas forma a Holoenzima ou simplesmente enzima.


O bom funcionamento do organismo se deve a possibilidade de separação da apoenzima e coenzima para fins específicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais