Buscar

Apareceu um resultado de uma gasometria com o número de registro, mas sem o nome do paciente colhido na UTI do hospital em que você estagia.

O resultado do exame é o pH seguinte: 7,0: pco2: 80m Hg; Hco3: 29Eq/l. Então você vai na UTI para tentar esclarecer de qual o nome do paciente o qual foi cometado o exame e descobre que só existem dois pacientes na UTI, João e José, ambos acabaram de falecer. O médico, amigo seu, na confusão que impera na UTI devido ao falecimento duplo, não consegue lhe dizer, no momento, qual o paciente que realizou a gasometria, ja que solicitou varios exames para ambos os pacientes, porém pergunta a você qual o resultado da gasometria para ver quem seja esclarecido quem se trata. João era diabético e seu obito deveu-se ao coma hiperglicemico enquanto que José morreu de overdose de barbitúrios (depressor do sistema respiratório). A qual paciente você arriscaria pertencer o exame ? justifique a resposta

💡 4 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Quando há falta de insulina e o corpo não consegue usar a glicose como fonte de energia, as células utilizam outras vias para manter seu funcionamento. Uma das alternativas encontradas é utilizar os estoques de gordura para obter a energia que lhes falta. Entretanto, o resultado final desse processo leva ao acúmulo dos chamados corpos cetônicos, substâncias  que deixam o sangue ácido, ou seja, com o pH mais baixo do que o normal. Essa acidez é extremamente desfavorável para o organismo, porque a a maioria das reações químicas que acontecem a cada segundo em nossas células depende de uma faixa muito estreita de pH. Isso significa que o grau de acidez não pode variar muito.


Analisando o pH do sangue, vemos que ele está neutro (7), então esse paciente não pode ser João uma vez que ele era diabético e, pelo exposto acima, vemos que o sangue dele deveria estar ácido. 


Portanto, o paciente é José.

 

Fonte: http://angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Modelo-de-atividade.pdf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais