Buscar

por que as celulas procarioticas sao menores que as eucarioticas?

💡 5 Respostas

User badge image

Jayposter Benedito

As celulas procariotas são menores que as celulas eucariotas, pela simplicidade que as mesmas apresentam, e pela ausència de algumas organelas celulares.

0
Dislike0
User badge image

Roberta Souza

Os procariotos são organismos simples, e suas constituições são basicas tais como apenas seu material genético o nucleóide (DNA e RNA), plasmídeo e algumas organelas como ribossomos e inclusões. Já os eucariotos são ditos complexos por possuir diversas organelas, possui um núcleo o qual separa o material genético do citoplasma celular. Consequentemente devido a essas especificidades essas células serão maiores...  

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As células procarióticas são bem simples e seu material genético disperso é resultado da falta de uma membrana chamada de carioteca, que delimita o núcleo em outras células. 


Além da ausência de carioteca, as células procarióticas não apresentam organelas celulares membranosas, tais como mitocôndrias, plastídios, retículo endoplasmático e complexo golgiense. É importante destacar que elas apresentam ribossomos, e estes são bem menores do que os encontrados em outras células.


As células que possuem núcleo delimitado pela carioteca são chamadas de eucarióticas e são muito mais complexas que as células procarióticas. Nesse tipo de célula encontramos um núcleo bastante individualizado e organelas que não são encontradas nos procariontes. Indivíduos com células eucarióticas são chamados de eucariontes.


Assim, o fato das células procarióticas não apresentarem organelas celulares membranosas, tornam-nas menores que as células eucarióticas. 

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/celulas-procarioticas-e-eucarioticas.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais