Buscar

Como se faz para calcular o Juros da mora de um valor atualizado na planilha de cálculos, para um petição?

💡 2 Respostas

User badge image

Ingrid Frohlick

Primeiro, há que saber qual a taxa de juros de mora em vigor. Já foi de 1% sempre que o pagamento se efetivasse dentro do mês de calendário, mas passou a ter vigência anual, na sequência da publicação do Aviso nº 73/99, de 16 de março. Até 31 de dezembro de cada ano é fixada a taxa de juros de mora a vigorar no ano civil seguinte.

Assim, para 2017, a taxa está fixada em 4,966%. E é com base nesta taxa que vai calcular os juros de mora a pagar por dívidas ao Estado ou a outras entidades públicas. Como? Veja de seguida.

Estes são os dados de que vai necessitar para calcular os juros de mora:

  • quantia em dívida
  • taxa de juros de mora em vigor
  • nº de dias de incumprimento

Tenha em atenção que apenas conta até ao último dia do mês anterior ao pagamento

Reunidas estas informações, basta aplicar a seguinte fórmula:

(Montante em dívida x taxa de juros de mora) / 365 dias x nº de dias de atraso

Se não tem a certeza se está em incumprimento, pode sempre consultar a lista de devedores ao Fisco.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Segundo a Súmula 254, do STF, “incluem-se os juros moratórios na liquidação, embora omisso o pedido inicial ou a condenação. Esse entendimento também foi o da Súmula 211 do TST, tanto para o juros quanto para a correção monetária.

O termo inicial da contagem dos juros de mora é a data do ajuizamento da petição inicial, inclusive quando se tratar de indenização por danos morais (Súmula 439 do TST). Entretanto, em caso de parcelas vincendas, exigíveis após o ajuizamento da ação, a incidência dos juros se dá a partir da exigibilidade de cada parcela.

Os juros de mora são devidos de forma simples, no percentual de 1% ao mês, aplicados pro rata die sobre o valor atualizado do débito. Considerando o mês civil, de 28, 29, 30 ou 31 dias.

O cálculo dos juros deve ser apresentado junto com o demonstrativo resumo geral, entretanto, se houver parcelas vincendas o cálculo dos juros de mora fica mais complexo, e será necessário um demonstrativo específico para os juros, e o resumo geral deverá constar apenas o valor total dos juros.

O juros incidem sobre a totalidade da condenação, deduzida as contribuições previdenciárias, pois a “condenação” a que se refere o art. 883 da CLT corresponde, evidentemente, ao valor a ser recebido pelo empregado, com isto, evitando beneficiar o mesmo com os juros de mora sobre a cota previdenciária.

Art. 883 - Não pagando o executado, nem garantindo a execução, seguir-se-á penhora dos bens, tantos quantos bastem ao pagamento da importância da condenação, acrescida de custas e juros de mora, sendo estes, em qualquer caso, devidos a partir da data em que for ajuizada a reclamação inicial.               

Assim, para o correto cálculo é necessário primeiro realizar a dedução das contribuições previdenciárias, para só depois (sobre o respectivo saldo) se calcular os juros de mora devidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais