Buscar

como sintetizar oxalato?

💡 2 Respostas

User badge image

Naiara Senna

também quero saber
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A reacção entre o sulfato de ferro(II) heptaidratado e o ácido oxálico permite obter o oxalato de ferro(II) diidratado. A reacção pode representar-se pela equações químicas (1) e (2). Fe2+ (aq) + C2O4 2- (aq) + 2H2O (l) FeC2O4.2H2O (s) (1) FeSO4.7H2O (aq) +H2C2O4.2H2O (aq)  Fe(C2O4).2H2O (s) + H2SO4 (aq) + 7H2O (l) (2)

siga o seguinte roteiro para fazer a referida síntese:

Preparar uma solução de ácido oxálico contendo 124 mg (0,98 mmol) de ácido cristalino diidratado em 1,25 mL de água, num copo de 5 mL.

Num copo de 10 mL dissolver 250 mg (0,90 mmol) de sulfato de ferro(II) heptaidratado em 1,25 mL de água desionizada e juntar 50 mg (0,28 mmol) de ácido ascórbico. Esperar 4 minutos (se a solução estiver a uma temperatura de 25ºC) para que se dê a redução de ferro(III) a ferro(II).

Adicionar a solução de ácido oxálico à solução de sulfato de ferro. Forma-se um precipitado amarelo de oxalato ferroso.

Agitar a mistura durante cerca de 10 minutos e deixar repousar. Retitrar o líquido sobrenadante com uma pipeta de Pasteur. Juntar cerca de 3 mL de água desionizada, mexer e retirar novamente o líquido sobrenadante com uma pipeta de Pasteur.

Filtrar por sucção com um funil de Buchner e lavar o sólido com água desionizada.

Colocar o produto no papel de filtro, num excicador, para secar. Depois de seco retirar o produto do papel de filtro e pesar

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais