Buscar

Biofisica

A troca de calor por condução é aquela caracterizada pela transferência de calor:

a.

Pelo contato entre os corpos

b.

Pela irradiação infravermelha

c.

Pela irradiação de luz visível

d.

Pelo suor

e.

Pela intermediação de um líquido ou um gás

💡 2 Respostas

User badge image

brenda m

A.

Já que para que a condução ocorra é necessário um gradiente de temperatura e para a existencia dele é não necessario um liquido ou gás, mas sim uma troca de energia cinetica.  Ou seja, "por eliminação":

B e C. nao pode por ser irradiação

D. o suor é liquido 

E. liquido e gases auxiliam na convecção

Condução: As regiões com maior energia cinética molecular vai passar a sua energia térmica para regiões com menos energia molecular através de colisões moleculares diretos, um processo conhecido como a condução. Nos metais, uma parte significativa da energia térmica transportada é também realizada por electrões da banda de condução.
Leia mais em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/quimica/transferencia-de-calor

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles. A transferência de calor pode ocorrer de três formas: radiação, condução e convecção.

Para entender melhor o processo de transferência de calor por condução, imagine a seguinte situação: segurando uma barra de ferro em uma das suas extremidades e colocando a outra ponta sobre uma chama, ela começará a aquecer. Primeiramente, a parte que está sobre o fogo terá sua temperatura elevada, pois a chama está transferindo energia para a barra. As moléculas que a constituem começarão a ficar agitadas e chocar-se-ão com as outras que não estão em contato com o fogo. Essa agitação será transmitida de molécula para molécula até que todo o objeto fique aquecido.

É assim que ocorre a condução de calor, a energia propaga-se em virtude da agitação molecular. Esse processo é mais eficiente em materiais como os metais, que são bons condutores de calor. Isso também explica o motivo das panelas serem feitas de metal.

Portanto, a troca de calor por condução é aquela caracterizada pela transferência de calor pelo contato entre os corpos.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/radiacao-conducao-conveccao.htm. Acesso em 04 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados