Buscar

Alguém sabe , por gentileza, me dier o que é costituconalização do Direito Administrastivo?

Alguém sabe , por gentileza, me dier o que é costituconalização do Direito Administrastivo?

💡 3 Respostas

User badge image

TALINE LORRAINNE

Constitucionalização do Direito é um fenômeno decorrente dastransformações do Estado, da Sociedade e do Direito, caracterizado em 03 (três) ordens de modificações:

No campo histórico, com a passagem do Estado Liberal para o Estado Social e o atual Estado Democrático de Direito;

No campo filosófico, decorrente da aproximação do direito com a ética e o seguimento do pós-positivismo;

E no campo teórico, no qual a Constituição ganha força normativa deixando de ser uma simples “folha de papel” , acompanhado de um órgão jurisdicional que defende a sua superioridade e efetividade, através da nova dogmática de interpretação constitucional.

Com essas modificações, todos os ramos do direito sofreram mudanças de paradigmas, já que atualmente a Constituição é interpretada como o centro do ordenamento jurídico que tem força normativa irradiante e dotada de supremacia. Evidentemente, que não foi diferente com o direito administrativo.

Nesta perspectiva, o modelo clássico de administração pública vem sofrendo modificações em conseqüência das diversas transformações do papel do Estado perante o cidadão, esses novos paradigmas são simplesmente uma releitura dos antigos modelos com a visão constitucionalista.
Foram instituidos assim, com essa nova visão:

Redefinição da ideia de supremacia do interesse público sobre o interesse privado e a ascensão do princípio da ponderação de direitos fundamentais
Superação da clássica concepção do princípio da legalidade como vinculação positiva do administrador apenas à lei
A possibilidade de controle judicial do mérito do ato administrativo e sua motivação

1
Dislike0
User badge image

Leoberto Bittencourt Filho

Boa noite amigo.

Bom, é a mesma coisa que dizer que o Direito Administrativo está sujeito aos princípios constitucionais basilares, como acontece com praticamente todas as áreas do Direito Brasileiro.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sobre a constitucionalização do Direito Administrativo, Rafael Carvalho Rezende Oliveira discorre:

“O Direito Administrativo vem passando por transformações importantes em razão do fenômeno da constitucionalização do Direito.

O reconhecimento da normatividade da Constituição (Die normative Kraft der Verfassung), notadamente após a clássica obra do professor Konrad Hesse, e de sua superioridade hierárquica exige a adequação de todo o ordenamento jurídico ao texto constitucional.

Após a II Guerra Mundial, em virtude da indevida utilização do texto constitucional como instrumento legitimador de práticas autoritárias, o constitucionalismo sofreu modificações importantes e a constituição nos países europeus passou a ter caráter normativo, passível de invocação perante os tribunais. As Constituições europeias do pós-guerra (ex: Itália – 1947; Alemanha – 1949; Portugal – 1976; e Espanha – 1978) consagraram a emergência do denominado “Estado Constitucional”.

O novo constitucionalismo (neoconstitucionalismo; constitucionalismo contemporâneo ou constitucionalismo avançado) é caracterizado pela crescente aproximação entre Direito e a moral, especialmente a partir do reconhecimento da normatividade dos princípios constitucionais e da crescente valorização dos direitos fundamentais.

A constitucionalização do Direito não pressupõe apenas a colocação do texto constitucional no topo da hierarquia do ordenamento jurídico. Trata-se, em verdade, de processo dinâmico-interpretativo de releitura (transformação) do ordenamento jurídico que passa a ser impregnado pelas normas constitucionais.

Em consequência, a aplicação e a interpretação de todo o ordenamento jurídico devem passar necessariamente pelo filtro axiológico da Constituição (‘filtragem constitucional’).

O fenômeno da constitucionalização do ordenamento jurídico abalou alguns dos mais tradicionais dogmas do Direito Administrativo, a saber: a) a redefinição da ideia de supremacia do interesse público sobre o privado e a ascenção do princípio da ponderação de direitos fudamentais; b) a superação da concepção do princípio da legalidade como vinculação positiva do administrador à lei e a consagração da vinculação direta à Constituição; c) a possibilidade de controle judicial da discricionariedade a partir dos princípios constitucionais, deixando-se de lado o paradigma da insindicabilidade do mérito administrativo; d) a releitura da legitimidade democrática da Administração, com a previsão de instrumentos de participação dos cidadãos na tomada de decisões administrativas (consensualidade na Administração).” (Curso de Direito Administrativo. e-book. 6ª ed. pg. 36-40)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais