Buscar

Segundo Kant, por amor à humanidade devemos sempre dizer a verdade.

Segundo Kant, por amor à humanidade devemos sempre dizer a verdade. O que você diria a um assassino que procura um amigo seu que, por estar sendo perseguido pela polícia necessita da ajuda dele e só você sabe o paradeiro do amigo? E se esse assassino fosse seu amigo e pedisse para se esconder em sua casa? Você falaria a verdade? Qual a posição defendida por Kant nas duas hipóteses?

💡 5 Respostas

User badge image

Sia Furler

Para ele, a coação é uma forma de garantir a liberdade, pois através delas mantém-se a ordem social e o convívio harmônico em sociedade. Por isso, no caso trazido, seria preciso dizer a verdade, pois não se justificaria a mentira só pelo fato da pessoa que praticou o ilícito ser amigo. Como dever de dizer a verdade, não poderia abrigar o amigo em casa e dizer a verdade, pois ele teve conduta nociva socialmente.

 

2
Dislike0
User badge image

Mariana Oliveira

Para Kant, um indivíduo não deve mentir em hipótese alguma, pois a mentira pode induzir o ouvinte a praticar determinada ação que não corresponde à sua vontade e sim à vontade daquele que proferiu a sentença não verdadeira, privando o ouvinte de fazer uso da sua total liberdade de ação, isto é, violando o conceito de direito como um todo e violando o direito do ouvinte de saber a verdade. Sobre direito, podemos dizer que, é a limitação da liberdade de cada um, para que haja harmonia no convívio entre todos, isto é, é a restrição de algumas ações para que os indivíduos possam exercer suas liberdades mutuamente.

0
Dislike0
User badge image

Kevin Pierre

Diante do caso em questão cabe destacar que o conceito de dever em Kant é inseparável do conceito de Direito, o que significa afirmar que independente das vantagens ou desvantagens todo ser humano tem por justiça de dizer a verdade, suas declarações tem que guardar veracidade, seja a quem for, pois caso contrário agirá com injustiça, ou seja, contrário ao Direito. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais