Buscar

O controle do balanço hídrico envolve a interação entre os estímulos osmóticos e volêmicos.

O controle do balanço hídrico envolve a interação entre os estímulos osmóticos e volêmicos. A Pressão osmótica é normalmente mantida dentro de uma estreita faixa que varia de 285 a 295 mOsm/kg. Algumas patologias que resultam de defeitos na síntese ou na secreção de ADH, como o Diabetes Insípido Central, fazem com que a pessoa produza:

A

muita urina, com alta concentração de excreções.

B

pouca urina, com alta concentração de excreções.

C

muita urina, com baixa concentração de excreções.

D

pouca urina, com baixa concentração de excreções.

E

quantidade normal de urina, com alta concentração de excreções.

💡 3 Respostas

User badge image

Saula Nascimento

resposta c produz muita urina , com baixa concentração de excreções 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, devemos aplicar nossos conhecimentos de Fisiologia, mais especificamente, sobre o Diabetes insípidus.

Diabetes insípidus é um distúrbio de controle da água no organismo, no qual os rins não conseguem reter adequadamente a água que é filtrada. Consequentemente, o paciente apresenta um aumento no volume de urina (poliúria), que ultrapassa facilmente os 3 litros por dia, podendo chegar a mais de 10 litros de urina. O nome "insípidus" tem origem no fato de a urina ser bastante diluída e por isso “sem gosto”, ao contrário do diabetes melittus, no qual o paciente perde muita água e açúcar pela urina (quando o diabetes está descompensado), podendo ficar “doce”.


Nesta questão, são analisadas duas situações: se há pouca ou muita urina, ou se a o nível de urina é normal, e se a concentração de excreções é alta ou baixa. No máximo uma das alternativas pode ser verdadeira, já que as afirmações são excludentes.

Vemos, então, que a alternativa correta é a que afirma que a doença faz com que a pessoa produza muita urina, com baixa concentração de excreções (já que a urina torna-se muito diluída).


Portanto, a alternativa correta é a C: Algumas patologias que resultam de defeitos na síntese ou na secreção de ADH, como o Diabetes Insípido Central, fazem com que a pessoa produza muita urina, com baixa concentração de excreções.

0
Dislike0
User badge image

Maravilhosa Silva

Como fazer um caso clínico de balanço hídrico?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais