Buscar

O que foi a Reforma Pereira Passos?

💡 3 Respostas

User badge image

isaque

Modernização do Rio de Janeiro que foi inspirada em Paris. A reforma ampliou ruas, construiu praças e demoliu os cortiços. Uma das marcas da reforma urbana realizada por Pereira Passos foi a abertura da avenida Central e da avenida Beira-Mar.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

No início do século XX, a capital do Brasil, era a cidade do Rio de Janeiro, que também era chamada de “cidade da morte”. A cidade sofria de diversos problemas, a cidade ainda estava organizada de maneira colonial, não possuía um abastecimento de água efetivo, a rede de esgoto era limitada e os programas de saúde e segurança eram irregulares. A cidade cresceu através da grande imigração europeia e pela transformação do trabalho escravo em trabalhador salariado. Esta época presenciou o nascimento dos cortiços, febre amarela, cólera e varíola, assim ganhando o seu apelido.    Com a economia brasileira crescendo nessa nova fase do capitalismo, era necessária uma mudança, para aumentar a exportação e transformar a capital Brasileira em algo que representasse a economia brasileira e a modernidade. Era necessária uma reforma para transformar a capital em um exemplo para todo o país e que representasse a elite do momento. Pereira Passos, assumiu a prefeitura da capital, apoiado pelo então presidente Rodrigues Alves, começou o seu plano de reforma da cidade, que também conhecido como “Bota abaixo”.    A reforma consistiu na destruição de vários prédios que residiam a população pobre, o alargamento das ruas centrais, a construção de novas vias de comunicação e a destruição de diversos cortiços com a intenção de tirar a população pobre dos centros.     Após a reforma, houve também um trabalho de melhoria do saneamento da cidade e com essas duas melhorias na cidade esta ganhou um novo apelido: “A cidade Maravilhosa”.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

No início do século XX, a capital do Brasil, era a cidade do Rio de Janeiro, que também era chamada de “cidade da morte”. A cidade sofria de diversos problemas, a cidade ainda estava organizada de maneira colonial, não possuía um abastecimento de água efetivo, a rede de esgoto era limitada e os programas de saúde e segurança eram irregulares. A cidade cresceu através da grande imigração europeia e pela transformação do trabalho escravo em trabalhador salariado. Esta época presenciou o nascimento dos cortiços, febre amarela, cólera e varíola, assim ganhando o seu apelido.


Com a economia brasileira crescendo nessa nova fase do capitalismo, era necessária uma mudança, para aumentar a exportação e transformar a capital Brasileira em algo que representasse a economia brasileira e a modernidade. Era necessária uma reforma para transformar a capital em um exemplo para todo o país e que representasse a elite do momento. Pereira Passos, assumiu a prefeitura da capital, apoiado pelo então presidente Rodrigues Alves, começou o seu plano de reforma da cidade, que também conhecido como “Bota abaixo”.


A reforma consistiu na destruição de vários prédios que residiam a população pobre, o alargamento das ruas centrais, a construção de novas vias de comunicação e a destruição de diversos cortiços com a intenção de tirar a população pobre dos centros.


Após a reforma, houve também um trabalho de melhoria do saneamento da cidade e com essas duas melhorias na cidade esta ganhou um novo apelido: “A cidade Maravilhosa”.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais