Buscar

Como se deteriora o concreto?

💡 3 Respostas

User badge image

Guilherme Paiva

O concreto de cimento Portland é considerado, atualmente, o segundo material mais consumido pela humanidade o primeiro é a água e o material de construção civil mais utilizado no Brasil e em muitos países afora. Todavia, um fato específico tem chamado a atenção dos projetistas, construtores e especialmente da comunidade acadêmica que estuda com afinco o concreto armado: a rápida deterioração às quais as estruturas executadas a partir deste material têm se submetido, minando a durabilidade e reduzindo a vida útil para a qual as edificações foram projetadas, situação que, além de afetar os parâmetros de segurança da construção, também demanda recursos monetários consideráveis para recuperar tais estruturas enfermas. Sabe-se que as estruturas de concreto sofrem degradação não só por falhas humanas cometidas nas etapas de concepção dos projetos e execução das obras, mas também por causas naturais intrínsecas ao concreto, bem como pela agressividade ambiental, isto é, pela interação estrutura/meio ambiente. Assim, o presente trabalho pretende fazer uma exposição, através de revisão da literatura, acerca das principais causas, mecanismos e sintomas de uma estrutura de concreto degradada, sugerindo algumas medidas preventivas contra tais processos deteriorantes. Ao final, será apresentado um estudo de caso no qual é proposto uma metodologia de reparo de uma estrutura de concreto armado deteriorada.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O concreto pode se deteriorar de várias formas, uma delas começa no processo de fabricação, uma grande quantidade de água que pode fazer com que o ponto do concreto para manuseio não seja correto, erro na quantidade de insumos, incorporação de ar na mistura. Os poros no concreto podem torná-lo permeável, o que faz com que ele esteja vulnerável à entrada de gases e líquidos. Outros fatores como localização, umidade relativa do ar, temperatura, ventos e fatores ambientais podem contribuir para interferir na vida útil do material. 

 

0
Dislike0
User badge image

Giselle Antunes

Seguem os mecanismos de deterioração do concreto:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais