Buscar

Análise horizontal e vertical

💡 1 Resposta

User badge image

Júlia Silva Gomes

Quando o assunto é análise horizontal e vertical, muitas podem ser as interpretações. Aqui segue uma resposta dentro do conhecimento de admisnitração geral do curso de Adminsitração de Empresas, relativa aos tipos de estrutura  de gestão das orgaznizações que geralmente compoem a grade co curso da UNIP, tudo bem?

Análise Vertical, caracteriza-se a uma  estrutura organizacional mais hierarquizada, com organograma definido com vários níveis de comando.ou seja, faz se a leitura de cima para baixo: Presidente, diretores, gerentes, etc... isso se aplica a todo funcionamento da empresa, os cargos de chefia são bastante valorizados, os procedimentos são mais burocratizados e exigem previa autorização do supeiror direto, os funcionários tem pouca ou nenhuma autonomia, há pouca ou nenhuma  comunicação entre a alta administração com os setores operacionais por exemplo; é comum empresas com essa estrutura adotarem uma postura mais conservadora. Essa análise também é aplica em análises contabeis, de marketing, exemplo: em uma cadeia de clientes, quais são aqueles mais importantes ou significativos? faz se uma pirâmide colocando no topo os que detém mior valor para a emmpresa e vai se descendo até os clientes de menor representatividade. A vantagem desse tipo de estrurura, é que como as tarefas são bem definidas facilita muito a gestão; a desvantagem é que existe alta dependencia dos lideres e pouca motivação por parte dos demais colaboradores.

Análise Horizontal, é o oposto da Vertical,   caracterizando se por uma estrurura mais informal, os colaboradores geralmente respondem apenas para um comando que pode ser um gerente geral por exemplo, existem canais mais abertos a alta administração e maior autonomia dos colaboradores. É geralmente uma estrutura observada em empresas de menor porte. Assim como na análise vertical, a análise horizontal também pode ser utilizada em análises em vários outros segmentos, em uma análise contabil por exemplo para verificar em uma mesma linha a produção de um determinado produto sobre os outro. A vantagem desse tipo de estrurura, é que ela possui custos menores uma vez que os cargos de gerente por exemplo são reduzidos, os funcionários por sua vez também se sentem mais motivados e reconhecidos, o que contribui para o clima e desemmpenho organizacional; a desvantagem, é que a gestão pode se tornar mais dificil por que os gerentes podem se frustarem em relação a acreditaremm que tem pouca autoridade, as equipes podem ficar perdidas por naõ terem seus papeis determinados.

Espero que isso possa contribuir ao menos para o entendimento geral desse tipo de análise e ressalto, de acordo com a situação o conceito não muda, mas é preciso entender o contexto que o professor está pedindo para não responder em uma prova por exemplo de maniera equivocada. 

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais